PUBLICIDADE
Uma pessoa dorme em média 1/3 de sua vida. Isso quer dizer que, se uma pessoa viveu 80 anos, ela dormiu cerca de 26 anos. Apesar de parecer muito, todas as horas de sono são importantes para a nossa saúde. Vamos entender por que dormir é tão importante?
→ Afinal, por que dormimos?
Diversos estudos buscam explicar por que dormimos, entretanto, a cada estudo, percebe-se que o sono é algo mais complexo e importante do que imaginamos. Um dos principais papeis do sono é a reparação física e mental, além, é claro, da economia de energia, uma vez que entramos em um estágio de repouso.
Algumas pesquisas indicam ainda que o sono faz com que as experiências vividas durante o dia sejam processadas pelo cérebro. É nesse momento que nosso cérebro realiza importantes conexões, aprimorando, por exemplo, nossa memória. O cérebro grava o que é importante e elimina aquilo que considera desnecessário. Sendo assim, estudar por longos períodos e não dormir adequadamente pode afetar diretamente o aprendizado.
Existem estudos que sugerem ainda que o sono seria como um botão de reiniciar. Isso faria que o cérebro retornasse a um estado capaz de aprender coisas novas, aumentando a capacidade de memória. Vale destacar também que dormir adequadamente ajuda a prevenir doenças, uma vez que fortalece o sistema imunológico, além de melhorar nosso metabolismo.
→ O que acontece se não dormimos?
Diversas são as consequências de uma noite mal dormida. A princípio, ficamos sem energia para realizar nossas tarefas e as pálpebras começam a pesar sobre os olhos. Além disso, quanto mais tempo ficamos sem dormir, menor é nossa capacidade de concentração e memória, além de gerar variações de humor.
Com o tempo, a falta de um sono adequado pode contribuir para problemas de saúde sérios. A falta de sono está relacionada, por exemplo, com o desenvolvimento de problemas cardíacos, obesidade, diabetes e até mesmo depressão. Muitos desses problemas ocorrem porque os níveis de hormônios do estresse aumentam no momento da privação de sono.
Curiosidade: Você sabia que especialistas afirmam que a vontade de dormir pode ser superior a de se alimentar?
Por Ma. Vanessa dos Santos