Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

População do Nordeste

Grande parte da população do Nordeste encontra-se em grandes centros urbanos estabelecidos nas áreas litorâneas.

O Nordeste apresenta um elevado índice de pobreza
O Nordeste apresenta um elevado índice de pobreza
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

A região Nordeste do Brasil é constituída por nove Estados: Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia. A região abrange uma área de 1.554.257 km2, a qual abriga cerca de 53.081.950 habitantes, sendo a segunda mais populosa do território brasileiro. A população nordestina é composta etnicamente por 62,5% de pardos; 29,2%, de brancos; 7,8% de negros e 0,5% de indígenas.

Apesar da região possuir uma população absoluta elevada, existem vazios demográficos. Desse modo, a densidade demográfica refletida por essa população é de 34,1 habitantes por quilômetro quadrado.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)


A região Nordeste apresenta uma enorme irregularidade quanto à distribuição demográfica dentro do território, de modo que há Estados muito povoados e outros nem tanto. Além disso, a maioria da população dos Estados nordestinos concentra seus habitantes nos grandes centros urbanos que se estabelecem nas áreas litorâneas. As unidades da Federação do Nordeste mais populosas são: Bahia, Pernambuco e Ceará, as quais respondem por 60% do total da população da região. E apresentam, respectivamente, a seguinte densidade demográfica: 24,8 hab./km2, 89,6 hab./km2 e 56,7 hab./km2. Ao longo da costa nordestina habitam aproximadamente 32 milhões de pessoas, tendo em vista que as maiores cidades se encontram nessa faixa.

Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia

Escritor do artigo
Escrito por: Wagner de Cerqueira e Francisco Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FRANCISCO, Wagner de Cerqueira e. "População do Nordeste"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/brasil/populacao-nordeste.htm. Acesso em 23 de maio de 2024.

De estudante para estudante