Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Aspectos naturais do Estado da Bahia

Praia da Barra, Salvador - Bahia*
Praia da Barra, Salvador - Bahia*
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Bahia é um Estado brasileiro localizado na região nordeste do país. O Estado encontra-se no sul da região nordeste, essa unidade da federação limita-se com Alagoas, Sergipe, Pernambuco, além do Piauí ao norte, Minas Gerais e Espírito Santo ao sul, Goiás e Tocantins a oeste e ao leste com o oceano Atlântico.

O estado ocupa uma área de 564.830,859 km2, no interior do território existem diferentes tipos de relevos, climas, vegetações e hidrografia.

Relevo

Grande parte do território baiano possui relevos que estão acima dos 200 metros de altitude. Nesse território há uma grande variedade de relevos, onde destacam-se principalmente as dunas, planícies e manguezais no litoral, ao sudeste ocorre o planalto, no vale do rio São Francisco ocorrem depressões, locais onde desenvolve o clima semi-árido.

Na Bahia, o ponto mais elevado está situado na serra Barbado que apresenta altitudes que atinge até 2.033 metros.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Clima

No território baiano o clima que predomina é o tropical, devido a isso as temperaturas são elevadas praticamente o ano todo, acima dos 26ºC, exceto na serra do Espinhaço, onde as temperaturas são amenas.

O clima semi-árido se apresenta no sertão do Estado com pouca precipitação, ocasionando longos períodos de estiagem. Na região de Ilhéus os índices pluviométricos podem superar os 1.500 mm e no sertão não ultrapassa 500 mm ao ano. As chuvas são irregulares, em alguns anos não ocorre, o que provoca a seca.

Vegetação

Existem três tipos básicos de cobertura vegetal no território baiano, a caatinga que ocupa maior parte, floresta tropical úmida e o cerrado.

Hidrografia

A costa litorânea do estado é de 932 km de extensão, quanto aos rios o principal é o São Francisco, a bacia desse rio abrange uma área de 304.421,4 km2 que corta grande parte do Estado. O São Francisco exerce grande influência em importantes municípios da Bahia, alguns deles com grande potencial econômico. Além dessa bacia existem ainda as dos rios Itapicuru, Paraguaçu, Contas e Jequitinhonha.

_____________
*Créditos da imagem: Vinicius Tupinamba / shutterstock

Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia

Escritor do artigo
Escrito por: Eduardo de Freitas Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FREITAS, Eduardo de. "Aspectos naturais do Estado da Bahia"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/brasil/aspectos-naturais-estado-bahia.htm. Acesso em 23 de maio de 2024.

De estudante para estudante