Notificações
Você não tem notificações no momento.
Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Aspecto da população baiana

Baianas
Baianas
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Localizado na região Nordeste, o estado da Bahia tem população de 14.016.906, conforme dados do Censo Demográfico de 2010, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Sua extensão territorial é de 564.830,859 km2, dividida em 417 municípios.

A densidade demográfica é de 24,8 hab/km², e o crescimento demográfico é de 0,7% ao ano. É a maior população do Nordeste e a quarta maior do país. A população masculina corresponde a 49% e a feminina a 51%. A expectativa de vida dos baianos tem aumentado a cada ano, atualmente é superior a 70 anos de vida.

O povo baiano é conhecido pela sua alegria, receptividade, musicalidade e diversidade cultural. A população é bem miscigenada, composta pelo índio, europeu e africano. O estado reside o maior número relativo de negros e mulatos do Brasil, e a cultura africana tem grande influência na música, na culinária e na religião, celebrada nas festas de Nosso Senhor do Bonfim e de Iemanjá.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)


A capital, Salvador, possui 2.675.656 habitantes, é a terceira capital mais populosa do Brasil, ficando atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro. Outras cidades com grande concentração populacional da Bahia são: Feira de Santana (556.642), Vitória da Conquista (306.866), Camaçari (242.970), Itabuna (204.667), Juazeiro (197.965), Ilhéus (184.236).

Em todo o estado, 53% dos domicílios não têm rede de esgoto. O índice de mortalidade infantil é de aproximadamente 31,4 mortes por mil crianças nascidas vivas. A taxa de analfabetismo é de aproximadamente 16,7% entre os habitantes com 15 anos ou mais. Um quarto da população vive com até um salário mínimo, enquanto menos de 1% dos baianos recebe mais de 20 salários mínimos.

O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do estado é de 0,742, ocupando o 19° lugar no ranking dos estados brasileiros, e o primeiro entre os estados da Região Nordeste.

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia

Escritor do artigo
Escrito por: Wagner de Cerqueira e Francisco Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FRANCISCO, Wagner de Cerqueira e. "Aspecto da população baiana"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/brasil/aspecto-populacao-baiana.htm. Acesso em 12 de novembro de 2024.

De estudante para estudante