Topo
pesquisar

Experiências de Miller, Fox e Calvin

Biologia

PUBLICIDADE

Em 1953, o norte-americano Stannley Lloyd Miller construiu um aparelho contendo metano, amônia, hidrogênio e vapor de água, segundo o modelo de Oparin, que simulava as possíveis condições da Terra primitiva. Essa mistura gasosa foi submetida a descargas elétricas, como forma de simular os raios que deveriam ter ocorrido. Com a presença de um condensador no sistema, o produto era resfriado, se acumulava e depois era aquecido. Esse último processo fazia o líquido evaporar, continuando o ciclo.

Após uma semana funcionando, observou-se o acúmulo de substâncias orgânicas de cor castanha numa determinada região do aparelho, entre as quais encontrou vários aminoácidos.

A pesquisa de Miller foi pioneira no sentido de levantar questões acerca da possibilidade da matéria precursora da vida ter se formado espontaneamente, pelo conjunto de condições existentes ali. Hoje se sabe que a atmosfera terrestre primitiva continha 80% de gás carbônico, 10% de metano, 5% de monóxido de carbono e 5% de gás nitrogênio.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Poucos anos depois (1957), seguindo a mesma linha, o bioquímico estadunidense Sidney Fox aqueceu uma mistura seca de aminoácidos e constatou a presença de moléculas de natureza proteica, constituídas por alguns poucos aminoácidos. O experimento evidenciou que estes poderiam ter se unido através de ligações peptídicas, numa síntese por desidratação.

Melvin Calvin, outro cientista norte-americano, realizou experiências, bombardeando os gases primitivos com radiações altamente energéticas e obteve, entre outros, compostos orgânicos do tipo carboidrato.

Todas essas experiências demonstraram a possibilidade da formação de compostos orgânicos antes do surgimento da vida na Terra. Isso favoreceu a hipótese heterotrófica, uma vez que a existência prévia de matéria orgânica é um requisito básico não só para a alimentação dos primeiros heterótrofos, como também para sua própria formação.

Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia

Gases introduzidos no sistema(1); sofrem descarga elétrica(2); são resfriados(3);o vapor d'água da mistura se condensa(4); água acumulada é fervida(5)
Gases introduzidos no sistema(1); sofrem descarga elétrica(2); são resfriados(3);o vapor d'água da mistura se condensa(4); água acumulada é fervida(5)

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ARAGUAIA, Mariana. "Experiências de Miller, Fox e Calvin"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/experiencias.htm. Acesso em 23 de novembro de 2019.

Lista de Exercícios
Questão 1

Miller ficou conhecido por seu experimento sobre a origem da vida que procurava simular as condições da Terra primitiva. Para esse experimento, Miller considerou que a nossa atmosfera era, a princípio, constituída por:

a) metano, amônia e hidrogênio.

b) oxigênio, nitrogênio e hidrogênio.

c) gás carbônico, metano e nitrogênio.

d) amônia, nitrogênio e oxigênio.

e) oxigênio, gás carbônico e nitrogênio.

Questão 2

Miller ficou conhecido pela criação de um simulador, em 1953, que tentava reproduzir as condições do planeta há milhares de anos. O objetivo era entender a origem da vida. O pesquisador colocou uma mistura de gases e vapor-d'água no simulador e disparou fortes descargas elétricas que simulavam raios das possíveis tempestades que existiam no planeta. No simulador havia ainda um condensador e um aquecedor, que permitia que a água se condensasse e, posteriormente, evaporasse para retornar ao sistema. Após uma semana de funcionamento, Miller analisou o líquido no simulador e percebeu a presença de:

a) vitaminas.

b) aminoácidos.

c) carboidratos.

d) lipídios.

e) ácidos nucleicos.

Mais Questões
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola