Topo
pesquisar

Raiva, resfriado e rubéola

Biologia

PUBLICIDADE

Raiva: conhecida também como hidrofobia, pelo fato de que os músculos da deglutição se contraem, provocando dor ao ingerir água ou outros alimentos; é causada pelo Lyssavirus, e compromete o sistema nervoso central do indivíduo, levando a óbito em mais de 99% dos casos. É transmitida pela mordedura, arranhadura ou lambida de mamíferos contendo o vírus. Existe soro e vacina contra a raiva, sendo veículos importantes para evitar a manifestação da doença. Em caso de acidentes envolvendo animais, como os descritos, o local do ferimento deve ser lavado com água e sabão, e o indivíduo acometido, encaminhado ao serviço médico.

Resfriado: a maioria dos resfriados é causada pelo Rhinovirus. Este e outros vírus responsáveis por esta doença infectam as mucosas nasais, podendo invadir a garganta, seios nasais e outras regiões do sistema respiratório. Espirros, congestão nasal e aumento de muco nesta região são algumas de suas características, estas de menor intensidade dos sintomas que a gripe provoca. A transmissão se dá pelo contato com o vírus eliminado na saliva ou secreções nasais de pessoas doentes, estes que podem resistir por horas em objetos e superfícies.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Rubéola: com manifestações de febre, tosse, obstrução nasal e outros sintomas semelhantes aos da gripe (além da forma de contágio), tem também como característica o surgimento de pequenas manchas rosadas na pele. A cura desta doença, causada pelo Rubivirus, geralmente se dá de forma espontânea, sem sequelas. Entretanto, mulheres grávidas merecem atenção especial, já que o vírus pode atravessar a placenta e infectar o feto, este que pode apresentar sequelas como surdez e doenças cardíacas. Existe vacina para a rubéola.

O MINISTÉRIO DA SAÚDE ADVERTE:
A automedicação pode ter efeitos indesejados e imprevistos, pois o remédio errado não só não cura como pode piorar a saúde.

Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia

É indicado que mulheres entre 15 e 29 anos se vacinem contra a rubéola, já que esta doença, durante a gravidez, pode causar danos ao bebê
É indicado que mulheres entre 15 e 29 anos se vacinem contra a rubéola, já que esta doença, durante a gravidez, pode causar danos ao bebê

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ARAGUAIA, Mariana. "Raiva, resfriado e rubéola"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/raiva-resfriado-rubeola.htm. Acesso em 13 de outubro de 2019.

Lista de Exercícios
Questão 1

A raiva é uma doença viral transmitida ao homem principalmente através da mordida de outros mamíferos, tais como cachorros e morcegos. A respeito dessa doença, marque a alternativa incorreta:

a) A raiva é considerada uma zoonose, uma vez que é transmitida por animais.

b) Caso o animal não apresente sintomas da doença, não é necessária a utilização da vacina antirrábica.

c) A raiva é uma doença que compromete o Sistema Nervoso Central.

d) Qualquer pessoa mordida por um mamífero deve procurar a Unidade de Saúde mais próxima para avaliar a necessidade de tomar a vacina antirrábica.

e) É importante observar o comportamento do animal que mordeu a vítima durante dez dias.

Questão 2

Gripe e resfriado são duas doenças diferentes, apesar de constantemente serem tratadas como sinônimas. A respeito do resfriado, uma doença bastante comum, marque a alternativa correta.

a) O resfriado comum é causado por um vírus conhecido por Influenzavirus.

b) O resfriado comum causa febre, dores de cabeça, dores musculares e calafrios, que se apresentam com maior intensidade do que na gripe.

c) Pessoas com resfriado normalmente apresentam um aumento de muco nas vias respiratórios e congestão nasal.

d) A vacina contra a gripe também protege contra resfriados.

Mais Questões
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola