Ordem Squamata

Biologia

A Ordem Squamata compreende os répteis que apresentam, entre outras importantes características, o corpo coberto por escamas.
PUBLICIDADE

A ordem Squamata inclui répteis bastante conhecidos, como lagartos, anfisbênias e serpentes. Esses animais são denominados de escamados por causa de uma importante característica desse grupo: a presença de escamas.

→ Características gerais dos escamados

Os escamados são encontrados em praticamente todo o planeta, não existindo apenas na Antártida. Podemos concluir, portanto, que esses animais apresentam características fisiológicas, ecológicas e comportamentais importantes que lhes permitem a sobrevivência nos mais diferentes ambientes.

Os escamados possuem as características típicas dos répteis, como ectotermia, respiração pulmonar e fecundação interna. Entretanto, esses animais apresentam algumas importantes características típicas desse grupo de répteis, como as escamas, o hemipênis (par de órgãos copulatórios típico dos escamados) e a língua bifurcada.

Além disso, não podemos deixar de citar o chamado cinetismo craniano, que garante relativo movimento de algumas partes do crânio. Essa característica é extremamente importante, por exemplo, quando falamos das serpentes, as quais são capazes de engolir animais com diâmetro muitas vezes maior que seu próprio corpo.

→ Classificação dos Squamata

Os Squamata totalizam cerca de 7.900 espécies e incluem organismos que variam muito em aspecto e tamanho. O lagarto jaraguá, por exemplo, apresenta apenas 16 mm, enquanto o dragão-de-komodo pode chegar a três metros de comprimento. Esse grupo de répteis costuma ser subdividido em dois grandes grupos:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
  • Iguania: grupo das iguanas e camaleões.

  • Scleroglossa: apresenta os demais lagartos, incluindo as anfisbênias e serpentes.


→ Serpentes, um curioso grupo de animais

Serpentes são répteis conhecidos como lagartos sem patas
Serpentes são répteis conhecidos como lagartos sem patas

As serpentes são constantemente chamadas de lagartos sem patas, porém, em algumas espécies, é possível observar ossos pélvicos e membros vestigiais, o que demonstra, portanto, sua ancestralidade. Apesar da sua falta de membros, as serpentes, por meio de ondulações laterais de seu corpo, são capazes de movimentar-se de maneira muito eficiente.

Esses animais apresentam também grande quantidade de formas e tamanhos. Enquanto algumas serpentes podem ter apenas poucos centímetros de comprimento, outras atingem até dez metros de comprimento. São animais carnívoros que revelam importantes adaptações para capturar sua presa, como sensores químicos aguçados e capacidade de perceber vibrações no solo e variações de temperatura.

Algumas espécies de serpentes são peçonhentas, assim, são capazes de injetar veneno com a ajuda de dentes ocos ou com pequenos sulcos. Além disso, elas possuem pele elástica e capacidade de abrir a boca consideravelmente a fim de conseguir engolir suas presas.
​​​​​​​
Por Ma. Vanessa dos Santos

Os lagartos são répteis classificados como escamados
Os lagartos são répteis classificados como escamados

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Ordem Squamata"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/ordem-squamata.htm. Acesso em 31 de outubro de 2020.

Lista de Exercícios
Questão 1

Dos répteis citados abaixo, qual é um representante da ordem Squamata?

a) Tartaruga

b) Lagarto

c) Cágado

d) Crocodilo

e) Jacaré

Questão 2

Sobre a ordem Squamata, marque a alternativa incorreta.

a) Anfisbênias são representantes da ordem Squamata.

b) A ordem Squamata possui representantes que apresentam corpo recoberto de escamas.

c) Os representantes da ordem Squamata são endotérmicos.

d) Os escamados não possuem representantes na Antártida.

e) Podemos dividir os escamados em dois grandes grupos Iguania e Scleroglossa.

Mais Questões