Topo
pesquisar

Glicogênio

Biologia

O glicogênio é um polímero de resíduos de glicose que é encontrado em todas as células animais. Ele é o principal polissacarídeo de reserva desses organismos.
PUBLICIDADE

O glicogênio, que é um polímero de resíduos de glicose, é o principal polissacarídeo de reserva em animais e é encontrado em todas as células. Ele está presente em maior concentração no fígado e no músculo.

Função do glicogênio no organismo

O glicogênio é importante para a produção de ATP em células musculares e na maioria dos outros tipos celulares. No músculo, a energia proveniente do glicogênio é essencial para a contração muscular. Nesse caso, percebe-se que o glicogênio não é exportado, sendo utilizado pela própria célula. No fígado, o glicogênio atua como uma fonte de glicose, sendo responsável pelo controle da glicemia. Nesse caso, a glicose é exportada para outras partes do corpo.

Glicogênese

A via glicogênica é responsável pela formação do glicogênio. Esse processo inicia-se com a fosforilação da glicose a glicose-6-fosfato, que é convertida a glicose-1-fosfato, uma reação reversível. A partir da glicose-1-fosfato, forma-se a UDP-glicose (uridina-difosfato de glicose), que é o ponto de ramificação para a síntese do glicogênio e a fonte de todos os resíduos glicosil que serão adicionados à nova molécula de glicogênio.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Glicogenólise

A glicogenólise é a via que causa a degradação do glicogênio a fim de atender as necessidades metabólicas do organismo. O glicogênio é degradado por duas enzimas: a glicogênio-fosforilase e a enzima desramificadora. A primeira enzima quebra os resíduos glicosil, liberando glicose-1-fosfato. Já a enzima desramificadora remove os resíduos glicosil próximos das ramificações.

Curiosidade: Em plantas, o amido é o principal polissacarídeo de reserva.


Por Ma. Vanessa dos Santos

No músculo, o glicogênio funciona como uma reserva utilizada na fabricação de energia para a contração muscular
No músculo, o glicogênio funciona como uma reserva utilizada na fabricação de energia para a contração muscular

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Glicogênio"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/glicogenio.htm. Acesso em 19 de setembro de 2019.

O fígado é um órgão anexo do sistema digestório que está relacionado com as mais variadas funções
Biologia Fígado
Os carboidratos são importantes para fornecer energia para nosso corpo.
Biologia Carboidratos
Uma grande fonte de glicose
Saúde e Bem-estar Glicose
Características do tecido muscular.
Biologia Tecido muscular
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola