Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Glicogênio

Biologia

O glicogênio é um polímero de resíduos de glicose que é encontrado em todas as células animais. Ele é o principal polissacarídeo de reserva desses organismos.
No músculo, o glicogênio funciona como uma reserva utilizada na fabricação de energia para a contração muscular
No músculo, o glicogênio funciona como uma reserva utilizada na fabricação de energia para a contração muscular
PUBLICIDADE

O glicogênio, que é um polímero de resíduos de glicose, é o principal polissacarídeo de reserva em animais e é encontrado em todas as células. Ele está presente em maior concentração no fígado e no músculo.

Função do glicogênio no organismo

O glicogênio é importante para a produção de ATP em células musculares e na maioria dos outros tipos celulares. No músculo, a energia proveniente do glicogênio é essencial para a contração muscular. Nesse caso, percebe-se que o glicogênio não é exportado, sendo utilizado pela própria célula. No fígado, o glicogênio atua como uma fonte de glicose, sendo responsável pelo controle da glicemia. Nesse caso, a glicose é exportada para outras partes do corpo.

Glicogênese

A via glicogênica é responsável pela formação do glicogênio. Esse processo inicia-se com a fosforilação da glicose a glicose-6-fosfato, que é convertida a glicose-1-fosfato, uma reação reversível. A partir da glicose-1-fosfato, forma-se a UDP-glicose (uridina-difosfato de glicose), que é o ponto de ramificação para a síntese do glicogênio e a fonte de todos os resíduos glicosil que serão adicionados à nova molécula de glicogênio.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Glicogenólise

A glicogenólise é a via que causa a degradação do glicogênio a fim de atender as necessidades metabólicas do organismo. O glicogênio é degradado por duas enzimas: a glicogênio-fosforilase e a enzima desramificadora. A primeira enzima quebra os resíduos glicosil, liberando glicose-1-fosfato. Já a enzima desramificadora remove os resíduos glicosil próximos das ramificações.

Curiosidade: Em plantas, o amido é o principal polissacarídeo de reserva.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Glicogênio"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/glicogenio.htm. Acesso em 23 de setembro de 2021.

Artigos Relacionados
Aprenda um pouco mais sobre os carboidratos, uma importante biomolécula. Neste texto, traremos um resumo sobre o tema, principais características e classificação.
Descubra as principais funções do fígado e algumas de suas principais características anatômicas.
O que é glicose, a glicose no organismo e os principais alimentos ricos em glicose. Clique aqui e saiba mais!
Saiba mais sobre a noradrenalina clicando aqui. Entenda a sua função, seu uso terapêutico e sua relação com a depressão.
Clique aqui e aprenda mais a respeito do tecido muscular, suas características e sua importância. Saiba as características e funções dos seus três tipos.