Constituição da água

Biologia

PUBLICIDADE

A água é uma substância essencial à vida, presente em grande quantidade no corpo de todos os seres vivos, sendo o reagente de inúmeras reações biológicas, em razão de sua capacidade como solvente, bem como produtos de algumas outras, formada a partir da síntese por desidratação.

Sua composição, apesar de simples, foi fundamental para o surgimento e manutenção da vida em nosso planeta. Na espécie humana esse composto representa cerca de 70% do peso corporal, e nos vegetais proporcionalmente 90%.

Contudo, existem organismos que podem sobreviver quase que na ausência de água, passando por prolongados períodos de latência (metabolismo aparentemente inativo), por exemplo: as sementes vegetais, cistos de protozoários e esporos de bactérias, expressando suas funções vitais quando em condições ambientais favoráveis, fenômeno denominado de anidrobiose.

Toda a dependência biótica relativa a essa substância: insípida, inodora e incolor, tem consequência direta à composição molecular e estrutural, envolvendo dois átomos de hidrogênio e um átomo de oxigênio (H2O).

Esses elementos formam um arranjo não linear, ou seja, os átomos se organizam através de ligações covalentes apresentando geometria espacial angular, estabelecendo um ângulo de 104,5°, em razão da eletronegatividade do elemento químico oxigênio, atraindo para si o elétron do hidrogênio.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Essa disposição permite a formação de duas zonas positivas voltadas ao átomo de hidrogênio e uma zona negativa próxima ao átomo de oxigênio, fazendo com que essa molécula manifeste a importante característica polar.

As cargas elétricas opostas em moléculas de água vizinhas proporcionam forças de atração que unem uma molécula à outra por meio de ligações denominadas de pontes de hidrogênio, viabilizando coesão molecular satisfatória a muitos eventos orgânicos (condução de seiva nos vegetais), garantindo em seu estado líquido considerável tensão superficial.

Essa tensão é tão intensa que permite alguns insetos até mesmo pousar e se deslocarem sobre a superfície da água.

Por Krukemberghe Fonseca
Graduado em Biologia
Equipe Brasil Escola

Ecologia - Biologia - Brasil Escola

O arranjo molecular entre os átomos e as forças de atração entre as moléculas de água (pontes de hidrogênio)
O arranjo molecular entre os átomos e as forças de atração entre as moléculas de água (pontes de hidrogênio)

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ESCOLA, Equipe Brasil. "Constituição da água"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/constituicao-da-agua.htm. Acesso em 27 de outubro de 2020.