Topo
pesquisar

Anaerobismo

Biologia

O anaerobismo é um processo feito por organismos que sobrevivem sem a presença de oxigênio.
PUBLICIDADE

O anaerobismo, também chamado de respiração anaeróbia, é um processo utilizado por alguns organismos, como as bactérias, que não necessitam do oxigênio para o processo de respiração celular. Esses organismos não possuem enzimas responsáveis pelas reações químicas do ciclo de Krebs e da cadeia respiratória, sendo que para eles o oxigênio é tóxico, e por esse motivo só crescem e se reproduzem em ambientes sem esse gás.

A fermentação, processo contrário ao processo da respiração, é feito por organismos anaeróbios, e a glicose é quebrada sem o consumo de oxigênio do ambiente. Para exemplificar podemos citar as bactérias causadoras do botulismo e do tétano, que crescem e se reproduzem em ambientes onde há pouca oferta de oxigênio. Há também alguns organismos que são chamados de anaeróbios facultativos, por fazerem a respiração anaeróbia apenas quando o oxigênio lhes falta, é o caso do levedo de cerveja e das células musculares.          

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Há vários tipos de fermentação, sendo que as mais importantes são a fermentação láctica e a fermentação alcoólica. A fermentação láctica é feita por bactérias anaeróbias chamadas de lactobacilos. Os lactobacilos são muito empregados na fabricação de iogurtes e coalhadas, e também podem ser encontrados em nosso intestino, auxiliando na produção de várias vitaminas. As células musculares podem fazer tanto a respiração aeróbia (presença de oxigênio) quanto a fermentação láctica. Essas células fazem esse processo quando há exercícios intensos e vigorosos com consequente falta de oxigênio.

A fermentação alcoólica é realizada pelo fungo Saccharomyces cerevisiae. Quando há escassez de oxigênio, esse fungo realiza a fermentação alcoólica, processo utilizado em bebidas alcoólicas e que tem como produto o gás carbônico e o álcool etílico. Por ser um organismo anaeróbio facultativo, esse fungo, quando exposto a ambientes em que há grande oferta de oxigênio, produzirá água e gás carbônico, sendo muito utilizado na culinária.


Por Paula Louredo
Graduada em Biologia

Organismos anaeróbios são aqueles que conseguem manter o seu metabolismo sem a presença de oxigênio
Organismos anaeróbios são aqueles que conseguem manter o seu metabolismo sem a presença de oxigênio

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

MORAES, Paula Louredo. "Anaerobismo"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/anaerobismo.htm. Acesso em 19 de novembro de 2019.

Lista de Exercícios
Questão 1

Organismos anaeróbicos obrigatórios são aqueles que

a) vivem apenas na presença de oxigênio.

b) utilizam oxigênio para respiração celular.

c) realizam fermentação ou respiração anaeróbia, mas também utilizam oxigênio presente no meio.

d) realizam apenas fermentação ou respiração anaeróbia.

e) realizam respiração aeróbia na presença de oxigênio.

Questão 2

A fermentação é um processo realizado por organismos anaeróbios. Analise as alternativas e marque o processo que ocorre na fermentação, mas também está presente na respiração aeróbia e anaeróbica.

a) Ciclo de Calvin.

b) Ciclo de Krebs.

c) Fosforilação oxidativa.

d) Glicólise.

e) Cadeia respiratória.

Mais Questões
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola