Notificações
Você não tem notificações no momento.
Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Anaerobismo

O anaerobismo é um processo feito por organismos que sobrevivem sem a presença de oxigênio.

Organismos anaeróbios são aqueles que conseguem manter o seu metabolismo sem a presença de oxigênio
Organismos anaeróbios são aqueles que conseguem manter o seu metabolismo sem a presença de oxigênio
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

O anaerobismo, também chamado de respiração anaeróbia, é um processo utilizado por alguns organismos, como as bactérias, que não necessitam do oxigênio para o processo de respiração celular. Esses organismos não possuem enzimas responsáveis pelas reações químicas do ciclo de Krebs e da cadeia respiratória, sendo que para eles o oxigênio é tóxico, e por esse motivo só crescem e se reproduzem em ambientes sem esse gás.

A fermentação, processo contrário ao processo da respiração, é feito por organismos anaeróbios, e a glicose é quebrada sem o consumo de oxigênio do ambiente. Para exemplificar podemos citar as bactérias causadoras do botulismo e do tétano, que crescem e se reproduzem em ambientes onde há pouca oferta de oxigênio. Há também alguns organismos que são chamados de anaeróbios facultativos, por fazerem a respiração anaeróbia apenas quando o oxigênio lhes falta, é o caso do levedo de cerveja e das células musculares.          

Há vários tipos de fermentação, sendo que as mais importantes são a fermentação láctica e a fermentação alcoólica. A fermentação láctica é feita por bactérias anaeróbias chamadas de lactobacilos. Os lactobacilos são muito empregados na fabricação de iogurtes e coalhadas, e também podem ser encontrados em nosso intestino, auxiliando na produção de várias vitaminas. As células musculares podem fazer tanto a respiração aeróbia (presença de oxigênio) quanto a fermentação láctica. Essas células fazem esse processo quando há exercícios intensos e vigorosos com consequente falta de oxigênio.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A fermentação alcoólica é realizada pelo fungo Saccharomyces cerevisiae. Quando há escassez de oxigênio, esse fungo realiza a fermentação alcoólica, processo utilizado em bebidas alcoólicas e que tem como produto o gás carbônico e o álcool etílico. Por ser um organismo anaeróbio facultativo, esse fungo, quando exposto a ambientes em que há grande oferta de oxigênio, produzirá água e gás carbônico, sendo muito utilizado na culinária.


Por Paula Louredo
Graduada em Biologia

Escritor do artigo
Escrito por: Paula Louredo Moraes Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

MORAES, Paula Louredo. "Anaerobismo"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/anaerobismo.htm. Acesso em 21 de novembro de 2024.

De estudante para estudante


Lista de exercícios


Exercício 1

Organismos anaeróbicos obrigatórios são aqueles que

a) vivem apenas na presença de oxigênio.

b) utilizam oxigênio para respiração celular.

c) realizam fermentação ou respiração anaeróbia, mas também utilizam oxigênio presente no meio.

d) realizam apenas fermentação ou respiração anaeróbia.

e) realizam respiração aeróbia na presença de oxigênio.

Exercício 2

A fermentação é um processo realizado por organismos anaeróbios. Analise as alternativas e marque o processo que ocorre na fermentação, mas também está presente na respiração aeróbia e anaeróbica.

a) Ciclo de Calvin.

b) Ciclo de Krebs.

c) Fosforilação oxidativa.

d) Glicólise.

e) Cadeia respiratória.