Topo
pesquisar

Aerobiose

Biologia

PUBLICIDADE


A aerobiose é um processo de respiração celular onde é obrigatória a presença de oxigênio. Nesta, a liberação de energia, em grandes quantidades, se dá pela degradação da glicose em dióxido de carbono e água:
 

C6H12O6 + 6 O2 => 6 CO2 + 6 H2O


Todos os seres vivos cuja presença de oxigênio é uma condição para sobrevivência são denominados aeróbicos.

Nesse processo, as quebras das cadeias de carbono ocorrem de forma gradual, liberando a energia por meio de oxidações, consistindo na retirada de átomos de hidrogênio presos aos carbonos da glicose. Tal retirada se dá pela ação das enzimas desidrogenases.

A energia liberada desta reação é armazenada na adenosina trifosfato (ATP). Quando a célula necessita de energia, o ATP fornece um fosfato, se transformando em ADP.

A respiração aeróbica é convencionalmente dividida nas etapas: glicólise, ciclo de Krebs e cadeia respiratória.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Na glicólise, a glicose é parcialmente quebrada, formando duas moléculas de piruvato. Há o investimento de duas moléculas de ATP para tal processo.

No ciclo de Krebs são liberados vários hidrogênios e ocorre liberação de energia, resultando na formação de ATP. Ele ocorre na mitocôndria e consiste em reações de oxirredução, descarboxilação e fosforilação.

A cadeira respiratória, também denominada fosforilação oxidativa ou transporte eletrônico, ocorre nas cristas mitocondriais e consiste na transferência de elétrons até a molécula de oxigênio. Esse recebe, também, hidrogênios, formando moléculas de água. É neste processo que ocorre a maior parte da liberação de energia.

O rendimento máximo desse processo respiratório é de até 30 moléculas de ATP por molécula de glicose.
 

Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia
Equipe Brasil Escola

Veja mais!
Anaerobismo

Bioquímica - Biologia - Brasil Escola

Algumas etapas da respiração celular ocorrem nessas organelas
Algumas etapas da respiração celular ocorrem nessas organelas

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ARAGUAIA, Mariana. "Aerobiose"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/aerobiose.htm. Acesso em 19 de setembro de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola