Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Aerobiose

Algumas etapas da respiração celular ocorrem nessas organelas
Algumas etapas da respiração celular ocorrem nessas organelas
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

A aerobiose é um processo de respiração celular onde é obrigatória a presença de oxigênio. Nesta, a liberação de energia, em grandes quantidades, se dá pela degradação da glicose em dióxido de carbono e água:
 

C6H12O6 + 6 O2 => 6 CO2 + 6 H2O


Todos os seres vivos cuja presença de oxigênio é uma condição para sobrevivência são denominados aeróbicos.

Nesse processo, as quebras das cadeias de carbono ocorrem de forma gradual, liberando a energia por meio de oxidações, consistindo na retirada de átomos de hidrogênio presos aos carbonos da glicose. Tal retirada se dá pela ação das enzimas desidrogenases.

A energia liberada desta reação é armazenada na adenosina trifosfato (ATP). Quando a célula necessita de energia, o ATP fornece um fosfato, se transformando em ADP.

A respiração aeróbica é convencionalmente dividida nas etapas: glicólise, ciclo de Krebs e cadeia respiratória.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Na glicólise, a glicose é parcialmente quebrada, formando duas moléculas de piruvato. Há o investimento de duas moléculas de ATP para tal processo.

No ciclo de Krebs são liberados vários hidrogênios e ocorre liberação de energia, resultando na formação de ATP. Ele ocorre na mitocôndria e consiste em reações de oxirredução, descarboxilação e fosforilação.

A cadeira respiratória, também denominada fosforilação oxidativa ou transporte eletrônico, ocorre nas cristas mitocondriais e consiste na transferência de elétrons até a molécula de oxigênio. Esse recebe, também, hidrogênios, formando moléculas de água. É neste processo que ocorre a maior parte da liberação de energia.

O rendimento máximo desse processo respiratório é de até 30 moléculas de ATP por molécula de glicose.
 

Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia

Escritor do artigo
Escrito por: Mariana Araguaia Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ARAGUAIA, Mariana. "Aerobiose"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/aerobiose.htm. Acesso em 23 de fevereiro de 2024.

De estudante para estudante