Topo
pesquisar

Gliptodonte (Gênero Glyptodon)

Animais

PUBLICIDADE

Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Mammalia
Ordem Xenarthra
Família Glyptodontidae
Gênero Glyptodon

Espécies do gênero Glyptodon ou, simplesmente, gliptodontes, são mamíferos da ordem dos desdentados, extintos há aproximadamente 10.000 anos e que compartilham ancestral comum com o tatu.

De hábitos herbívoros, era um animal bastante grande e pesado - alguns chegavam a possuir 4 metros, mais de 2 metros de cauda dotada de grandes espinhos e uma tonelada e meia de massa corporal - e possuía uma carapaça óssea, que auxiliava na proteção contra predadores.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Acredita-se que viveram do final do período terciário até o início do quaternário, primeiramente habitando apenas a América do Sul e depois, há cerca de três milhões de anos, passando a ocupar, também, a América do Norte. Consideram esse animal como sendo um dos maiores mamíferos deste continente e são citados em várias lendas dos índios tehuelches, da Patagônia, comprovando que coexistiam com os humanos, sendo, inclusive, farta fonte de alimento.
 

Por Mariana Araguaia
Equipe Brasil Escola

Veja mais!
Seção "Animais extintos"

magem do gliptodonte, animal de tamanho e formato semelhantes ao fusca!
magem do gliptodonte, animal de tamanho e formato semelhantes ao fusca!

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ARAGUAIA, Mariana. "Gliptodonte (Gênero Glyptodon)"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/animais/gliptodonte.htm. Acesso em 14 de outubro de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola