Topo
pesquisar

Substâncias moleculares

Química

PUBLICIDADE

A grande variedade de substâncias presentes na natureza se deve à capacidade que os átomos têm de se combinar entre si, essa propriedade é denominada ligação química e pode acontecer entre átomos de um mesmo elemento ou de elementos diferentes. Molécula é, portanto, a menor combinação de átomos que mantém a composição da matéria inalterada. Os átomos podem se unir através de ligações químicas covalentes, iônicas ou metálicas.

Os arranjos entre moléculas formam substâncias moleculares ou compostos moleculares. Essas substâncias se encontram à temperatura ambiente nos três estados físicos: sólido, líquido e gasoso.

A molécula de água é formada pela ligação entre dois átomos de hidrogênio (H) e um átomo de oxigênio (O). Essa molécula se encontra no estado líquido e é representada pela fórmula H2O:

H ― O ― H

A molécula de metano é formada pela ligação entre um átomo de carbono (C) e quatro átomos de hidrogênio, é representada pela fórmula CH4 (ver figura acima):

A água e o metano são substâncias moleculares, pois são formadas por moléculas. Além dessas, podemos citar como exemplos de substâncias moleculares: o açúcar (estado sólido), o álcool (estado líquido) e os gases em geral (estado gasoso).

Propriedades das substâncias moleculares:

Força intermolecular: a temperatura de ebulição (T.E.) de uma molécula é influenciada pela interação entre seus átomos (forças de atração intermoleculares): quanto mais intensa for a atração entre as moléculas, maior será a temperatura de ebulição.

Tamanho das moléculas: o tamanho de um composto molecular também influencia no seu ponto de ebulição. Quanto maior for a substância maior será sua superfície de contato, devido ao aumento das interações entre as moléculas, conseqüentemente a temperatura de ebulição irá aumentar.

Por Líria Alves
Graduada em Química

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Líria Alves De. "Substâncias moleculares"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/quimica/substancias-moleculares.htm>. Acesso em 29 de maio de 2016.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA