Topo
pesquisar

Linus Pauling

Química

PUBLICIDADE

Linus Carl Pauling foi um ilustríssimo químico norte-americano. Nasceu em 1901 e faleceu em 1994, com 93 anos de muita dedicação à pesquisa. Pauling foi um dos mais reconhecidos cientistas do século XX, prova disso é que ele foi o único prestigiado com dois Prêmios Nobel não compartilhados. Um deles foi em 1954, em decorrência de um de seus trabalhos relacionados à Química (A natureza das ligações químicas - publicado em 1939). A segunda premiação foi em 1962, na qual Pauling recebeu o Prêmio Nobel da Paz pelas suas intervenções contra testes nucleares, o uso de bombas atômicas como armas de guerra e a construção de usinas nucleares.

Pauling dedicou-se mais à química relacionada à Mecânica Quântica, mas teve importantes contribuições nos campos da Química Inorgânica, Química Orgânica, Metalurgia, Imunologia, Anestesiologia, Psicologia, Radioatividade e Biologia Molecular (determinação da estrutura de proteínas e cristais). É também considerado o pai da ligação química.

Uma de suas contribuições, o diagrama de Linus Pauling, é vastamente utilizado em livros didáticos. Por meio do diagrama é possível realizar a distribuição dos elétrons pelos subníveis da eletrosfera.


Os subníveis estão em ordem crescente de energia. O diagrama de Pauling é um ótimo auxiliar na distribuição dos elétrons pelos subníveis da eletrosfera.
 

Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola

Veja mais!
Regras de distribuição eletrônica.
Demonstração de distribuição eletrônica.

Química Geral - Química - Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Líria Alves De. "Linus Pauling"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/quimica/linus-pauling.htm>. Acesso em 26 de setembro de 2016.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA