As fake news surgem de diversas maneiras, mas principalmente através da disseminação de informações falsas ou distorcidas com o intuito de manipular a opinião pública. Geralmente, são criadas e compartilhadas com o objetivo de atingir interesses políticos, econômicos ou ideológicos.
Há diversos interesses por trás das fake news, entre eles estão:
- Interesses políticos: Muitas fake news são divulgadas para influenciar eleições, desacreditar opositores políticos ou favorecer determinados candidatos.
- Interesses econômicos: Algumas fake news são criadas com o intuito de atrair mais visualizações em sites e redes sociais, gerando mais lucro através de cliques e propagandas.
- Interesses ideológicos: Propagar informações falsas pode ser uma estratégia para fortalecer determinadas ideologias, desacreditar grupos contrários ou disseminar discursos extremistas.
- Desinformação deliberada: Alguns indivíduos, grupos ou organizações podem utilizar as fake news para semear a desinformação e confundir as pessoas, dificultando a compreensão da realidade e prejudicando o debate público.
Em resumo, as fake news nascem da manipulação da informação com o objetivo de atingir interesses específicos, sejam políticos, econômicos, ideológicos ou simplesmente para confundir e desinformar a sociedade.