Topo
pesquisar

Você sabe reconhecer os sinais de deficit de atenção?

Saúde e Bem-estar

Reconhecer sinais de deficit de atenção não é tarefa fácil, entretanto alguns sintomas podem sinalizar um caso de Transtorno de Deficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH).
A dificuldade de concentração é um dos sintomas do Transtorno de Deficit de Atenção com Hiperatividade.
A dificuldade de concentração é um dos sintomas do Transtorno de Deficit de Atenção com Hiperatividade.
PUBLICIDADE

É muito comum ouvirmos, principalmente em ambiente escolar, que crianças agitadas possuem Transtorno de Deficit de Atenção com Hiperatividade, o famoso TDAH. Esse transtorno, relativamente comum, existe e manifesta-se na infância, acompanhando o indivíduo, geralmente, por toda sua vida. Mas será que todos os indivíduos inquietos possuem TDAH? Você sabe reconhecer os sinais de Deficit de Atenção com Hiperatividade?


Sintomas do TDAH

O quadro clínico clássico de uma pessoa que apresenta TDAH é tríade: desatenção, hiperatividade e impulsividade. Veja um pouco mais a respeito de cada um desses sintomas:

  • Desatenção: Normalmente, as pessoas que apresentam TDAH são desatentas e podem, por isso, não prestar atenção em detalhes, cometer erros simples por descuido ou apresentar dificuldade para organizar suas atividades. Essas pessoas costumam evitar tarefas que envolvam esforço mental constante, distrair-se facilmente com estímulos externos, esquecer atividades diárias e não seguir corretamente instruções. Além disso, podem apresentar dificuldade de terminar suas atividades e de escutar quando falam diretamente com elas.

Leia também: Dificuldades de Aprendizagem

  • Hiperatividade: As pessoas com TDAH podem ser muito inquietas, frequentemente abandonar locais nos quais deveriam permanecer sentadas, correr em situações inapropriadas, falar muito e apresentar dificuldade para participar de atividades que requer silêncio.

    Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
  • Impulsividade: Pessoas com TDAH podem dar respostas precipitadas antes mesmo das perguntas terem sido feitas, apresentar dificuldade de esperar a sua vez na realização de uma atividade e interromper ou se intrometer nos assuntos de outras pessoas.

Normalmente, pessoas com TDAH tentam evitar atividades que envolvem esforço mental por um grande período de tempo.

Vale salientar que apresentar desatenção, hiperatividade ou impulsividade não significa, necessariamente, que uma pessoa possui TDAH. Esses sintomas podem estar relacionados com outros problemas e não apenas com o Transtorno de Deficit de Atenção com Hiperatividade. Para se ter certeza do diagnóstico, é necessário analisar todos os sintomas de desatenção, hiperatividade e impulsividade, verificando a frequência e intensidade deles, sua persistência e o prejuízo que causam na vida da pessoa.

Assim, os sintomas aqui descritos servem como alerta para procurar ajuda médica. Apenas um profissional habilitado é capaz de diagnosticar e, consequentemente, estabelecer um programa de tratamento para esse transtorno.

Leia também: Lidando com a Síndrome da Hiperatividade e Deficit de Atenção


Por Ma.Vanessa Sardinha dos Santos

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Você sabe reconhecer os sinais de deficit de atenção?"; Brasil Escola. Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/saude/voce-sabe-reconhecer-os-sinais-deficit-atencao.htm>. Acesso em 15 de agosto de 2018.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA