PUBLICIDADE
Tontura é um sintoma que geralmente se refere a uma perturbação do equilíbrio corporal. A tontura não é uma doença, mas se trata de um sintoma apresentado em várias delas. As pessoas que sofrem desse sintoma geralmente se sentem zonzas, com a cabeça “leve” e a sensação de estar caminhando em um colchão, além de sentir as coisas girando ao seu redor. Embora não se trate de uma doença, a tontura indica que algo não está funcionando de forma adequada no organismo, uma vez que, após a dor de cabeça, é o segundo sintoma mais apresentado por doentes.
Existem várias causas para a ocorrência desse sintoma, entre eles podemos citar: infecções bacterianas ou virais, doenças do sistema nervoso, má alimentação, traumatismos no crânio, anemias, doenças psiquiátricas, etc. Em virtude da gama de possibilidades a respeito das causas da tontura, é necessário fazer um diagnóstico para saber as reais causas do sintoma.
O diagnóstico é feito através de uma avaliação otoneurológica. Essa avaliação consiste em um estudo do histórico clínico, exames físicos, testes auditivos e vestibulares aplicados ao paciente. Nesse diagnóstico são utilizados os exames de tomografia computadorizada e a ressonância magnética.
O tratamento para as tonturas é feito basicamente na eliminação do problema apresentado pelo diagnóstico, fazendo necessário este ser de grande precisão. Uma vez detectada a real causa do problema é relativamente fácil tomar as providências necessárias contra o sintoma.