Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Perigos do computador

Saúde e Bem-estar

O uso demasiado do computador pode causar vários problemas para a saúde
O uso demasiado do computador pode causar vários problemas para a saúde
PUBLICIDADE

Atualmente, os computadores são essenciais e se tornaram, talvez, o principal instrumento de trabalho da atualidade. No entanto, passar várias horas de frente ao PC pode trazer sérios prejuízos para a saúde. Os principais sintomas são: dores nas costas, ombros e cabeça, tendinite e fadigas musculares.

Um dos primeiros prejuízos do uso demasiado do PC é o sedentarismo. Outra consequência é que a pessoa, quando está de frente ao PC, pisca um menor número de vezes, ocasionando o ressecamento da córnea e o cansaço visual: sintoma de sono, dor de cabeça e outros incômodos.

Em relação aos desgastes de visão, os especialistas recomendam o uso de monitores LCD ao invés dos convencionais, uma vez que são menos cintilantes e cansam menos os olhos.

A má postura também pode causar dores nos ombros, costas, braços e pescoço. O que causa a dor é um conjunto de fatores que tem como base a contração da musculatura. Para evitar essas dores, é recomendável ter uma postura correta (90º com a cadeira) e efetuar pausas regulares.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Aliás, as pausas são as principais formas de prevenir ou reduzir os desgastes físicos gerados pelo uso do computador. O ideal é fazer intervalos de 10 minutos de descanso a cada 40 ou 50 minutos de uso do PC. Nesse intervalo, é recomendável andar, relaxar, alongar e exercitar o corpo.

Realizar pausas e relaxar o corpo é também a principal forma de se prevenir da LER (Lesão por Esforço Repetitivo), que, segundo o INSS, é o segundo motivo que causa o afastamento dos trabalhadores. Seja qual for o problema causado pelo uso demasiado do PC, o ideal é que se procure um médico imediatamente.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

DANTAS, Tiago. "Perigos do computador"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/saude/perigos-computador.htm. Acesso em 05 de dezembro de 2021.