Whatsapp

Calos

Saúde e Bem-estar

PUBLICIDADE

Os pés humanos são estruturas muito importantes, sendo capazes de suportar grandes quantidades de peso e desgaste natural. Segundo a Associação Médica Norte-Americana de Pediatras, o norte-americano anda em média 210.000 km durante toda sua vida. Assim, se considerarmos a superioridade de peso do corpo humano em relação ao pé, ao longo da vida de uma pessoa, é natural que os seus pés se desgastem, podendo ocorrer algum tipo de problema nessas estruturas.

Um dos problemas mais comuns são os calos. Um calo é uma área dura na camada superior da pele que se torna grossa, rígida e espessa, como uma resposta ao atrito constante em que a área é submetida. O calo propriamente dito se constitui de uma área rica em queratina, semelhante ao tamanho de uma ervilha.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Os calos são causados devido à pressão constante e anormal em que os pés são submetidos, como no caso de sapatos apertados. O problema dos calos também pode ocorrer em outras partes do corpo, como mãos, cotovelos ou sobre áreas expostas ao atrito repetido, por exemplo, a mandíbula de um violinista. Embora os calos não sejam nocivos, podem ser dolorosos. Raramente os calos provocam dores agudas, porém sempre que são tocados, o tecido sensível de baixo também é provocado, causando a sensação de dor.

Para solucionar esse problema, é necessário eliminar a fonte de irritação da área da calosidade. Normalmente, quando se faz isso, o calo se desfaz com facilidade. Em outros casos, são usados medicamentos (ácido salicílico) que dissolvem a queratina presente no calo.

Calo na pele de uma pessoa
Calo na pele de uma pessoa

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

DANTAS, Tiago. "Calos"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/saude/calos.htm. Acesso em 13 de maio de 2021.