Topo
pesquisar

Reescrita de textos

Redação

A reescrita é um processo importante para chegarmos a um resultado ao qual chamamos de ideal. Reescrevendo, analisamos e aprendemos com os nossos próprios erros.
A reescrita de textos é o exercício ideal para quem quer aprender com os próprios erros
A reescrita de textos é o exercício ideal para quem quer aprender com os próprios erros
PUBLICIDADE

É muito comum que nós, tomados pela pressa ou pelo impulso, escrevamos textos que nem sempre podem ser classificados como “ideais”. Erramos e, às vezes, erramos deliberadamente, sem nos ater a detalhes que são importantes para o processo de escrita. Muitas vezes cometemos erros que poderiam ser facilmente reparados se nos déssemos ao trabalho de reler aquilo que escrevemos. Muitos não têm esse hábito, o que acaba denunciando os reveses de um texto mal redigido.

Pode até ser um exercício chato, massante, mas reler um texto é uma dica extremamente eficiente para quem quer se livrar dos erros na modalidade escrita. Relendo, certificamo-nos de que nosso texto é bom, ou o contrário, podemos, através desse simples ato que requer apenas nossa atenção, reescrever aquilo que está ruim, mal construído ou até mesmo ininteligível. Demanda tempo, mas é uma atividade indispensável, principalmente para quem quer ser compreendido.

A reescrita é tão importante quanto a escrita, visto que, dificilmente, sobretudo para os escritores mais cuidadosos, chegamos ao resultado que julgamos ideal na primeira tentativa. Aquele que observa um resultado ruim na primeira versão que escreveu terá, na reescrita, a possibilidade de alcançar um resultado satisfatório. A reescrita é um processo mais trabalhoso do que a revisão, pois, nesta, atemo-nos apenas aos pequenos detalhes, cuja ausência não implicaria em uma dificuldade do leitor para compreender o texto. Quando reescrevemos, refazemos nosso texto, é um processo bem mais complexo, que parte do pressuposto de que o autor tenha observado aquilo que está ruim para que, posteriormente, possa melhorar seu texto até chegar a uma versão final, livre dos erros iniciais.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Quando reconhecemos nossas falhas, aprendemos. Entender nossos erros vai além de julgar se algo está certo ou errado, pois quando entendemos, de fato assimilamos, deixamos um registro em nossa memória e, sempre que a dúvida surgir, esse registro será reativado. Toda redação pode ser aperfeiçoada e como saberíamos disso se não déssemos aos erros sua devida importância? As falhas podem ser nossas aliadas e conhecê-las significa, também, saber como evitá-las.


Por Luana Castro
Graduada em Letras

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

PEREZ, Luana Castro Alves. "Reescrita de textos"; Brasil Escola. Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/redacao/reescrita-textos.htm>. Acesso em 18 de julho de 2018.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA