Topo
pesquisar

Frases Siamesas

Redação

PUBLICIDADE

Você já começou a escrever e não parou mais e acabou transformando aquele período em um longo parágrafo?

Se sim, cuidado, neste espaço você pode ter feito uso das frases siamesas. Sim, é isso mesmo, são chamadas assim por analogia a “irmãos siameses”, aqueles que nascem unidos por uma determinada parte do corpo.

Assim, o mesmo acontece com as orações. Às vezes nos empolgamos em escrever e esquecemos de acentuar, colocar vírgulas, conectivos (e, mas, porém, então, entretanto, etc.) e pontos (final, de exclamação, de interrogação, dois pontos, e assim por diante).

Observe: A jovem já estava ansiosa seria um ótimo dia de aula sua turma iria apresentar uma peça teatral para a escola inteira a fim de arrecadar fundos para o bazar cultural.

É muito comum ver períodos longos iguais a esse, apontado acima, bem como nos menores: Ele não concordava com a correção era necessário falar com o professor.

As ideias dos exemplos acima estão sendo exploradas como se fosse apenas uma, já que não há elemento de ligação entre as orações.

Vejamos como ficariam os períodos acima se fossem escritos com a pontuação correta:

A jovem já estava ansiosa, seria um ótimo dia de aula, pois sua turma iria apresentar uma peça teatral para a escola inteira, a fim de arrecadar fundos para o bazar cultural.

E

Ele não concordava com a correção, era necessário falar com o professor.

Como vimos, é muito importante ficar atento à pontuação e ao uso dos conectivos, pois podem mudar todo o sentido de um texto ou do que se quer falar.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Sabrina Vilarinho
Graduada em Letras
Equipe Brasil Escola

Veja mais!

Frases fragmentadas - O que são e por que são tão comuns? Clique aqui e informe-se!

Redação - Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

VILARINHO, Sabrina. "Frases Siamesas"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/redacao/frases-siamesas.htm. Acesso em 11 de dezembro de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola