Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Vôo com balões

Química

PUBLICIDADE

Os balões são uma forma de diversão da criançada e até de adultos, quem quando criança não se divertiu com as "bexigas de aniversário"? Só que essas, na maioria das vezes, não possuíam a propriedade de ficarem suspensas no ar.

Os balões a gás são mais atrativos, são aqueles vendidos em parques, em shoppings, que se mantêm sempre flutuando no ar. Mas, por que este tipo de balão apresenta essa característica? Isto se deve ao fato de que o gás confinado em seu interior possui densidade menor que a do ar exterior, é o caso do gás Hélio que apresenta massa molar pequena.

Mas não é só dessa forma que os balões existem, eles também podem ser usados como transporte aéreo. Veja os dois principais tipos de balões:

Balões de ar quente: obtém seu poder de flutuação através do aquecimento do ar em temperatura ambiente. Eles são os tipos de balões mais comuns atualmente.

Balões a gás: são balões enchidos com um gás não aquecido, tal como:

Hidrogênio - não é usado em aeronaves desde o desastre de Hindenburg devido a sua inflamabilidade, mas é ainda utilizado largamente no balonismo amador, em alguns grandes balões científicos não tripulados e praticamente usado em todos os balões meteorológicos.

Hélio - o gás utilizado para todos os dirigíveis.

Mas o vôo com balões pode ser muito perigoso e para que o piloto possa executar uma condução elegante e precisa, alguns equipamentos adicionais são utilizados, principalmente em eventos competitivos, conheça quais são:

Altímetro: é um instrumento obrigatório em qualquer balão. Ele é o responsável não só por apontar a altitude em que o balão encontra-se em dado momento, mas também é responsável por apontar para o piloto a taxa de ascensão ou descenso do balão.

GPS: é um sistema de posicionamento via satélite que permite ao piloto ter uma idéia muito precisa de qual é a sua localização em determinado instante e qual o seu sentido de deslocamento.

Rádio: um elemento comum a quase todo balão, é o instrumento responsável por manter a comunicação entre balão e equipe ou mesmo com outros pilotos. É muito usado nas mais diversas situações e pode auxiliar em um resgate em situações difíceis, sobretudo quando as informações a respeito do local de pouso e possíveis formas de acesso são passadas com precisão pelo piloto.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Líria Alves
Graduada em Química

 

Balões a gás podem erguer pesos enormes
Balões a gás podem erguer pesos enormes

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Líria Alves de. "Vôo com balões"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/voo-com-baloes.htm. Acesso em 15 de junho de 2021.