Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Tinta fixa no papel

Como as tintas se aderem ao papel?
Como as tintas se aderem ao papel?
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

No exato momento em que você imprime uma página em impressora, algumas dúvidas podem surgir: Como a tinta se fixa no papel?

As tintas contêm pigmentos que nada mais são do que compostos químicos insolúveis em água e em compostos oleosos. Um exemplo de pigmento é o dióxido de titânio, possui cor branca e tem as mais variadas aplicações, desde tintas até produtos de confeitaria.

As tintas em geral, tanto a de canetas como a de impressoras, têm em suas fórmulas básicas um pigmento (partículas bem reduzidas responsáveis pela cor), um agente de suspensão e uma substância adesiva (para a tinta se manter fixa). Além do que, a superfície a ser impressa também precisa fornecer condições ideais: precisa ser aderente e estar limpa (livre de partículas soltas, como pó, por exemplo).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Cada papel possui fibras em sua composição e sua aderência está diretamente relacionada a essa característica. Quanto maior o número de fibras, melhor ele será para a impressão. A prova disso é o chamado papel borrão (pobre em fibras), a tinta espalhada em sua superfície não seca enquanto não for aplicado um agente de suspensão, quando esse evapora é que os pigmentos permanecem no papel.

Por Líria Alves
Graduada em Química

Escritor do artigo
Escrito por: Líria Alves de Souza Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Líria Alves de. "Tinta fixa no papel"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/tinta-fixa-no-papel.htm. Acesso em 14 de setembro de 2024.

De estudante para estudante