PUBLICIDADE
No exato momento em que você imprime uma página em impressora, algumas dúvidas podem surgir: Como a tinta se fixa no papel?
As tintas contêm pigmentos que nada mais são do que compostos químicos insolúveis em água e em compostos oleosos. Um exemplo de pigmento é o dióxido de titânio, possui cor branca e tem as mais variadas aplicações, desde tintas até produtos de confeitaria.
As tintas em geral, tanto a de canetas como a de impressoras, têm em suas fórmulas básicas um pigmento (partículas bem reduzidas responsáveis pela cor), um agente de suspensão e uma substância adesiva (para a tinta se manter fixa). Além do que, a superfície a ser impressa também precisa fornecer condições ideais: precisa ser aderente e estar limpa (livre de partículas soltas, como pó, por exemplo).
Cada papel possui fibras em sua composição e sua aderência está diretamente relacionada a essa característica. Quanto maior o número de fibras, melhor ele será para a impressão. A prova disso é o chamado papel borrão (pobre em fibras), a tinta espalhada em sua superfície não seca enquanto não for aplicado um agente de suspensão, quando esse evapora é que os pigmentos permanecem no papel.
Por Líria Alves
Graduada em Química