Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Teoria dos 7 elementos

Química

PUBLICIDADE

Os filósofos gregos que viveram no século 6 a.C. defendiam a existência de quatro elementos na composição de tudo o que existe: fogo, terra, água e ar. Não podemos desprezar a idéia destes antigos cientistas, afinal, nós, as pedras, a água, as estrelas somos formados de poucos ingredientes e da forma que interagem entre si.

Para entender melhor, olhe seu dedo e observe a cutícula, agora imagine se este pedacinho de pele fosse esticado até que ficasse do tamanho de um prédio de 100 andares, é difícil acreditar, mas neste pequeno espaço existe um universo: o mundo quântico, habitado pelas partículas subatômicas. Essas partículas é que são os elementos fundamentais da natureza, não é Terra, água, fogo e ar como supunham os antigos filósofos gregos, a interação entre essas partículas é que dão origem a tudo que existe.

Conheça agora as partículas subatômicas, também conhecidas como os SETE ELEMENTOS:

1. Neutrino: a forma de matéria mais leve que existe, é chamada de partícula fantasma por que quase não interage. Mas de onde surge o neutrino? Ele aparece dentro do núcleo atômico, quando um próton se transforma em nêutron (ou vice-versa), podemos encontrar esta partícula na reação que ocorre nos átomos de hidrogênio do sol e até dentro de nós.

2. Elétron: esta partícula habita a eletrosfera do átomo. Esta é a maior parte do átomo, para se comparar imagine o átomo do tamanho de um grão de areia e a praia equivale a eletrosfera, que como se vê é bem maior! São eles que produzem as lâmpadas responsáveis pela luz, e imagine só: a televisão existe graças aos elétrons, eles chocam-se contra a tela da televisão e fazem a imagem aparecer.

3. Quarks: são os tijolos que a natureza utiliza para construir prótons e nêutrons, são as superpartículas. Fazem parte do núcleo atômico e possuem “carga elétrica” de cores variadas: verde, vermelha ou azul;

4. Glúons: são chamados de Força Nuclear Forte, e possuem a maior força do Universo, inclusive maior que a força da gravidade. Mas quando estas partículas se desfazem a Força Nuclear deixa de existir e acontece uma fissão nuclear: o átomo é dividido em dois;

5. Bósons da Força Fraca: estas partículas são as causadoras da radioatividade, são elas que destroem os átomos, apesar do nome são essenciais: sem elas o Sol não existiria, têm a capacidade de transformar prótons em nêutrons, é esta a reação que dá origem ao brilho do sol;

6. Fótons: partículas da força eletromagnética responsável por manter os elétrons em torno do núcleo, a segunda maior força do Cosmos, os fótons originam o sinal do rádio, do celular e ainda dos raios X.

7. Gráviton: é a força responsável pela gravidade.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola

Curiosidades de Química - Química - Brasil Escola
 

Terra, fogo, ar e água: existem só esses elementos?
Terra, fogo, ar e água: existem só esses elementos?

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Líria Alves de. "Teoria dos 7 elementos"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/teoria-dos-7-elementos.htm. Acesso em 14 de junho de 2021.