PUBLICIDADE
Vladimir Vasilyevich Markovnikov (1838-1904) foi um químico de Moscou, que em 1869 passou a estudar algumas reações de adição de haletos de hidrogênio a alcenos e alcinos.
Nessas reações, um alceno reage com um haleto de hidrogênio ou ácido halogenídricos, como o cloreto de hidrogênio (HCl), brometo de hidrogênio (HBr) e o iodeto de hidrogênio (HI). O produto formado do alceno é um haleto de alquila, pois o hidrogênio liga-se a um dos carbonos da dupla e o halogênio liga-se ao outro. Veja o exemplo abaixo:
Algo parecido ocorre também na reação de hidratação de alcenos em meio ácido; em que o produto formado é um álcool:
A molécula do eteno, citada acima, é simétrica; por isso, tanto faz em qual carbono o hidrogênio e o halogênio se adicionarão, respectivamente. No entanto, em moléculas assimétricas, como é o caso do propeno, esperaria-se a formação de dois possíveis produtos. Porém, Markovnikov viu que isto não ocorria na prática. Para entender, observe a reação abaixo:
O produto formado praticamente sozinho é o 2-bromopropano. E Markovnikov viu que isso também ocorria com outras substâncias. Assim, ele formulou a seguinte regra:
O mesmo vale para a adição da água. Pois tanto a molécula de água como a dos haletos de hidrogênio são polares, assim, o hidrogênio dessas moléculas adquire caráter eletropositivo.
Hδ+_ X δ- e Hδ+_ OH δ-
Sendo eletropositivo, o hidrogênio se ligará ao carbono mais eletronegativo, que será aquele ligado a uma maior quantidade de hidrogênios. Assim, temos:
Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola