Topo
pesquisar

Raios Alfa, Beta e Gama

Química

Demonstração do poder de penetração dos raios alfa, beta e gama
Demonstração do poder de penetração dos raios alfa, beta e gama
PUBLICIDADE

Os raios Alfa, Beta e Gama são invisíveis aos olhos humanos, mas existem na forma de radiações. Entende-se por radioatividade a capacidade que alguns elementos fisicamente instáveis possuem de emitir energia sob forma de partículas ou radiação eletromagnética. Acompanhe cada radiação em particular e confira do que se trata cada uma delas:

Raios alfa (α)

A radiação alfa possui carga positiva, ela é constituída por 2 prótons e 2 nêutrons, as partículas alfa são facilmente barradas por uma folha de papel alumínio, apesar de serem bastante energéticas. A radiação alfa possui massa e carga elétrica relativamente maior que as demais radiações.

Raios beta (β)

A radiação beta possui carga negativa, se assemelha aos elétrons. As partículas beta são mais penetrantes e menos energéticas que as partículas alfa, conseguem atravessar o papel alumínio, mas são barradas por madeira. É válido lembrar que apenas os raios alfa e beta possuem carga positiva e negativa respectivamente, e os raios gama que veremos a seguir são ausentes de carga elétrica.

Raios gama (γ)

Os Raios gama não são tão energéticos, mas são extremamente penetrantes, podendo atravessar o corpo humano, são detidos somente por uma parede grossa de concreto ou por algum tipo de metal. Por estas características esta radiação é nociva à saúde humana, ela pode causar má formação nas células.

As radiações alfa, beta e gama são perigosas, mas quando são devidamente empregadas podem ser úteis em diversas áreas de trabalho: na saúde é usada no tratamento de tumores cancerígenos, na indústria a radioatividade é utilizada para obter energia nuclear e na ciência tem a finalidade de promover o estudo da organização atômica e molecular de outros elementos.

Observando o poder de penetração dos raios alfa, beta e gama em diversos materiais pode-se concluir o seguinte:
Os raios gama atravessam todas as barreiras que os raios alfa e beta não conseguem atravessar, e só são contidos por uma parede de concreto, inclusive conseguem penetrar até mesmo uma placa de chumbo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Líria Alves
Graduada em Química

Equipe Brasil Escola

Veja mais!

Raios Gama
Processos que utilizam raios gama.

Química Nuclear - Química - Brasil Escola
 

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Líria Alves de. "Raios Alfa, Beta e Gama"; Brasil Escola. Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/quimica/raios-alfa-beta-gama.htm>. Acesso em 17 de janeiro de 2019.

Assista às nossas videoaulas
loading...
Lista de Exercícios
Questão 1

O elemento netúnio (93237Np), após a emissão de sete partículas alfa e quatro partículas beta, transforma-se em qual elemento químico?

  1. 92238U

  2. 90232Th

  3. 88226Ra

  4. 85210At

  1. 83209Bi

Questão 2

O radioisótopo 222 do 86Rn, por uma série de desintegrações, transforma-se no isótopo 206 do 82Pb. Determine o número de partículas alfa e o número de partículas beta envolvidas nessas transformações.

  1. 2 partículas alfa e 2 partículas beta

  2. 2 partículas alfa e 4 partículas beta

  3. 4 partículas alfa e 3 partículas beta

  4. 4 partículas alfa e 4 partículas beta

  1. 3 partículas alfa e 3 partículas beta

Mais Questões
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola