Topo
pesquisar

Óxido Nítrico

Química

PUBLICIDADE

O óxido nítrico (NO) é um radical livre gasoso, inorgânico, incolor, constituindo um dos mais importantes mediadores de processos intracelular e extracelular. É altamente lipofílico, sintetizado pelas células endoteliais, macrófagos e de alguns neurônios do cérebro. É também produzido por várias espécies celulares incluindo células epiteliais, nervosas, endoteliais e infamatórias. Na natureza, pode ser formado em altas temperaturas, por nitrogênio e oxigênio combinados, e sua maior produção natural é feito pelo relâmpago que libera o óxido na atmosfera e mais tarde, converte-se em ácido nítrico causando chuvas ácidas.

Esse óxido é utilizado no relaxamento do músculo liso da parede do vaso dilatando-o, aumentando o fluxo sanguíneo e diminuindo a pressão arterial. As células do sistema imunitário, denominadas macrófagos, produzem óxido nítrico para combater bactérias. E ainda, possui funções neurotransmissoras das células nervosas agindo em todas as células adjacentes.

Estudos revelaram o poder do óxido nítrico em produzir a Hemodilatação, que é o alargamento dos vasos sanguíneos nos músculos. Vasos sanguíneos mais largos amplificam o fluxo sanguíneo, o que acelera a recuperação muscular e aumenta a velocidade no ganho de massa muscular, força e resistência.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O fato de o óxido nítrico aumentar o fluxo sanguíneo é de grande interesse daqueles que praticam esportes e musculação, já que este aumento serve para fornecer mais nutrientes para os músculos, assim ficarão maiores durante a malhação.

Sendo assim, os suplementos alimentares fabricados hoje são ricos em óxido nítrico, eles revolucionaram as academias, pois, até a criação de uma tecnologia para a liberação gradual de óxido nítrico no organismo, gerar e manter os níveis de óxido nítrico era praticamente impossível.

Isso se explica pelo fato do pH do corpo humano dissolver qualquer agente ou substância que pode ajudar a gerar óxido nítrico no organismo. Agora, com o pH controlado através dos modernos sistemas de administração encontrados nos novos suplementos de hoje, o organismo não só aceita os agentes que liberam óxido nítrico, mas também pode mantê-los em alto nível nos músculos ao longo do dia todo.

Por isso, os suplementos de óxido nítrico têm se tornado um dos mais vendidos em todo mundo.

Por Líria Alves
Graduada em Química

Óxido Nítrico é utilizado na fabricação de suplementos alimentares.
Óxido Nítrico é utilizado na fabricação de suplementos alimentares.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Líria Alves de. "Óxido Nítrico"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/oxido-nitrico.htm. Acesso em 20 de novembro de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola