Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

O que faz com que a cola cole?

Química

PUBLICIDADE

Quando precisamos colar algo surge aquela dúvida: qual o melhor tipo de cola? Ao contrário do que muita gente pensa, existe um tipo de cola para cada material específico. O princípio fundamental é a afinidade da cola, ela precisa combinar com a superfície que for colar. Por exemplo, uma cola de tecido não serve para colar materiais plásticos, e vice-versa. É com base nesse princípio que existe uma variedade de colas disponíveis no mercado: cola de sapateiro, cola branca (PVA), cola quente, cola instantânea, cola de silicone, etc.

Sigas os passos de como fazer uma colagem bem feita:

1. Escolher: Antes de tudo é preciso escolher a cola mais adequada, essa escolha depende do material a ser colado, por exemplo, por que se usa a mesma cola para colar madeira e papel sendo que estes dois objetos aparentam tanta diferença (o papel é mole e perecível e a madeira é dura e resistente)?. Na verdade, esses objetos possuem em sua composição uma matéria básica em comum: a celulose, até por que a matéria prima para a fabricação de papel é a madeira. Feita a escolha do material é só passar para o 2º passo:

2. Limpar: Fazer uma limpeza criteriosa do local a ser colado é importante, pois sujeiras como poeira e óleos, por exemplo, podem ser prejudiciais no processo.

3. Colar: A cola deve ser adicionada de forma uniforme sobre toda a superfície, é por isso que tem que ser totalmente atraída pelo material a ser colado.

O fato da cola ser atraída pela superfície de contato não basta para uma colagem eficiente. Se você observar criteriosamente uma superfície com a ajuda de um microscópio, vai ver que não é tão lisa como parece a olho nu, pelo contrário, é porosa e irregular. É justamente este aspecto que auxilia o processo, a cola penetra nos orifícios e se adere melhor ao objeto.

Outra pergunta que pode surgir é a seguinte: Por que a cola seca? As colas em geral são líquidas, ou seja, contêm água em sua composição. Quando você cola um objeto e o deixa ao ar livre, ocorre a perda de água (evaporação) da parte líquida da cola.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola

Curiosidades de Química - Química - Brasil Escola

Para colar, as colas passam por um processo de atração
Para colar, as colas passam por um processo de atração

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Líria Alves de. "O que faz com que a cola cole?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/o-que-faz-com-que-cola-cole.htm. Acesso em 15 de junho de 2021.