Notificações
Você não tem notificações no momento.
Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Material amorfo

Vidro sendo moldado: material amorfo.
Vidro sendo moldado: material amorfo.
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Se até neste momento você tinha conhecimento de apenas três estados físicos: sólido, líquido ou gasoso, conheça agora uma variação do estado sólido da matéria, conhecido como amorfo.

Material amorfo ou substância amorfa é a designação dada à estrutura que não têm ordenação espacial a longa distância (em termos atômicos), como os sólidos regulares.

Para um material ser considerado como sólido regular é preciso que tenha uma estrutura cristalina definida, que corresponde a um posicionamento dos átomos que o compõe. Os materiais amorfos não apresentam forma geométrica definida, podem apresentar até certa rigidez como os sólidos comuns, mas seus átomos não se encontram em organização espacial (a nível microscópico).

Exemplos de substâncias amorfas: parafina, sabões, vidro, vários polímeros (poliestireno por exemplo).
Preparo de materiais amorfos: obtidos através do resfriamento de materiais derretidos, o resfriamento reduz a capacidade de mobilidade das moléculas.

Por Líria Alves
Graduada em Química

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Escritor do artigo
Escrito por: Líria Alves de Souza Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Líria Alves de. "Material amorfo"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/material-amorfo.htm. Acesso em 21 de novembro de 2024.

De estudante para estudante