Fundo Menu
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Lignina na composição do papel

O que torna os papéis brancos?
O que torna os papéis brancos?
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

Por que alguns papéis são mais escuros do que outros? O que prolonga a vida útil do material mais usado em escolas, escritórios e tarefas estudantis?

O principal componente da madeira, além da celulose, é uma macromolécula chamada lignina. Esta substância está presente, em grandes quantidades, em alguns tipos de papéis como, por exemplo, papel pardo (usado em sacos de pão) e o papelão.

Estes papéis possuem características em comum, entre elas, a coloração escura. A presença de grande quantidade de lignina na composição confere tal propriedade. Porém, a lignina deixa o papel com aspecto envelhecido com o passar do tempo, ou seja, acelera a sua degradação. As moléculas da lignina sofrem oxidação quando expostas ao oxigênio do ar, passam por alterações e ficam menos estáveis.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Para fabricar o papel de cor branca, a lignina deve ser quase totalmente extraída. Isso é possível através dos alvejantes (produtos químicos branqueadores), confira em Processo de fabricação do papel. Durante o processo, adicionam-se tais produtos químicos à polpa de celulose que separa e descarta a lignina. O resultado é um papel branco e com maior vida útil.

Por Líria Alves
Graduada em Química

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Líria Alves de. "Lignina na composição do papel"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/lignina-na-composicao-papel.htm. Acesso em 07 de julho de 2022.

De estudante para estudante


Como fazer balanceamento de equações?

Por Brasil Escola
Responder
Ver respostas

O que é camada de valência?

Por Brasil Escola
Responder
Ver respostas

PUBLICIDADE

Estude agora


Como fazer a inscrição no Enem 2021

Vai fazer o Enem 2021 neste ano e quer tirar todas as suas dúvidas sobre a forma de se inscrever no exame mais...

Variabilidade genética

Sempre que falamos de variabilidade genética, analisamos genótipos e fenótipos, observamos novas características,...