PUBLICIDADE
Afinal, o que significa a sigla CS? Na verdade, ela foi instituída para abreviar o nome um tanto complicado: 2-clorobenzilideno malononitrilo. Esse composto faz parte da galeria de substâncias que causam irritação à pele, assim como o gás CN (chloroacetophenone), gás CR (dibenzoxazepine) e o Spray de Pimenta.
O CS é classificado como arma “não letal” utilizada por policiais para dispersar multidões e conter manifestantes sem causar fatalidades (mortes). O CS é aplicado na forma de spray gasoso, causando mal-estar à vítima, mas como a concentração é controlada, se torna incapaz de deixar marcas ou causar óbitos.
Estrutura molecular do CS:
CS (2-clorobenzilideno malononitrilo).
A estrutura química revela a presença de um anel benzênico conectado a um átomo de cloro (Cl) e dois grupos ciano (C≡ N).
Efeitos da substância no organismo
O gás CS em contato com os olhos produz uma reação involuntária de lacrimação, ele age diretamente sobre o terminal nervoso da membrana mucosa ocular. A vítima passa então a produzir um enorme fluxo de lágrimas, com o intuito de expulsar as moléculas ofensivas. O incômodo inibe qualquer ação, e assim a vítima permanece limitada por cerca de 15 minutos.
Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola