Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Gás CS

Química

Gás CS sendo usado para conter manifestantes.
Gás CS sendo usado para conter manifestantes.
PUBLICIDADE

Afinal, o que significa a sigla CS? Na verdade, ela foi instituída para abreviar o nome um tanto complicado: 2-clorobenzilideno malononitrilo. Esse composto faz parte da galeria de substâncias que causam irritação à pele, assim como o gás CN (chloroacetophenone), gás CR (dibenzoxazepine) e o Spray de Pimenta.

O CS é classificado como arma “não letal” utilizada por policiais para dispersar multidões e conter manifestantes sem causar fatalidades (mortes). O CS é aplicado na forma de spray gasoso, causando mal-estar à vítima, mas como a concentração é controlada, se torna incapaz de deixar marcas ou causar óbitos.
Estrutura molecular do CS:


CS (2-clorobenzilideno malononitrilo).

A estrutura química revela a presença de um anel benzênico conectado a um átomo de cloro (Cl) e dois grupos ciano (C≡ N).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Efeitos da substância no organismo

O gás CS em contato com os olhos produz uma reação involuntária de lacrimação, ele age diretamente sobre o terminal nervoso da membrana mucosa ocular. A vítima passa então a produzir um enorme fluxo de lágrimas, com o intuito de expulsar as moléculas ofensivas. O incômodo inibe qualquer ação, e assim a vítima permanece limitada por cerca de 15 minutos.

Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola 

Curiosidades de Química - Química - Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Líria Alves de. "Gás CS"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/gas-cs.htm. Acesso em 30 de novembro de 2021.