Notificações
Você não tem notificações no momento.
Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Duro como diamante

É possível imitar a composição do diamante?
É possível imitar a composição do diamante?
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Até pouco tempo, o diamante era conhecido como o material mais duro existente na natureza. Mas a evolução das pesquisas científicas, ao lado das sínteses em laboratório, deu origem a um material que ameaça possuir uma dureza mais elevada do que a do então conhecido diamante.

A enigmática descoberta tem em sua composição cristais de nitreto de carbono. Na verdade, esse material já vem sendo pesquisado desde os anos 80. Nesta época, o nitreto de beta-carbono (beta-C3N4) chamou a atenção de um cientista norte-americano para o cálculo da dureza das substâncias, e o resultado comprovou se tratar de algo muito duro.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O método usado pelos atuais cientistas se baseia na junção de nitreto de titânio e nitreto de carbono, ambos materiais duros, mas o composto resultante possui dureza duas vezes maior do que cada material isolado.

A substância que deseja tomar o lugar do diamante, na forma sólida e de cor levemente rosa, ainda precisa dar alguns passos para garantir sua consistência e, é claro, a beleza única, para ser dura e procurada como o tradicional diamante.

Por Líria Alves
Graduada em Química

Escritor do artigo
Escrito por: Líria Alves de Souza Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Líria Alves de. "Duro como diamante"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/duro-como-diamante.htm. Acesso em 23 de novembro de 2024.

De estudante para estudante