Topo
pesquisar

Contaminação por Manganês

Química

O Manganês pertence à classe dos metais de transição na tabela
O Manganês pertence à classe dos metais de transição na tabela
PUBLICIDADE

O manganês é um metal abundante que ocorre na forma de mineral. É também um importante elemento para vida animal e vegetal, mas o consumo ou a exposição elevada pode causar problemas graves. O elemento químico Manganês pertence à classe dos metais de transição, possui número atômico 25, pertence ao grupo 7 da Tabela Periódica.

O excesso de manganês acumulado no fígado e no sistema nervoso central decorrente das exposições prolongadas por inalação, provoca sintomas do tipo “Parkinson” (doença degenerativa), por esses e outros efeitos prejudiciais é que o manganês é considerado tóxico e está na lista dos metais pesados.

A contaminação pode ocorrer por ingestão, pesquisas revelaram que pessoas que consomem água com níveis de manganês acima da média apresentam sintomas como rigidez muscular, tremores das mãos e fraqueza. Estudos em animais constataram que o excesso de manganês no organismo provoca alterações no cérebro, e ainda pode levar à impotência, pois danifica os testículos.

É válido lembrar que o perigo está no excesso desse metal pesado, e a deficiência de manganês causa perda de peso, além de afetar a função pancreática e o metabolismo de carboidratos. A solução então é a ingestão moderada desse mineral, o consumo ideal seria entre 1 a 5 mg por dia, quantidade que se consegue através de alimentos como os grãos integrais, leguminosas, nozes e chás.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Líria Alves
Graduada em Química

Veja mais!

Cádmio - Doenças causadas pela acumulação de cádmio no organismo.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Líria Alves de. "Contaminação por Manganês"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/contaminacao-manganes.htm. Acesso em 24 de agosto de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola