PUBLICIDADE
O manganês é um metal abundante que ocorre na forma de mineral. É também um importante elemento para vida animal e vegetal, mas o consumo ou a exposição elevada pode causar problemas graves. O elemento químico Manganês pertence à classe dos metais de transição, possui número atômico 25, pertence ao grupo 7 da Tabela Periódica.
O excesso de manganês acumulado no fígado e no sistema nervoso central decorrente das exposições prolongadas por inalação, provoca sintomas do tipo “Parkinson” (doença degenerativa), por esses e outros efeitos prejudiciais é que o manganês é considerado tóxico e está na lista dos metais pesados.
A contaminação pode ocorrer por ingestão, pesquisas revelaram que pessoas que consomem água com níveis de manganês acima da média apresentam sintomas como rigidez muscular, tremores das mãos e fraqueza. Estudos em animais constataram que o excesso de manganês no organismo provoca alterações no cérebro, e ainda pode levar à impotência, pois danifica os testículos.
É válido lembrar que o perigo está no excesso desse metal pesado, e a deficiência de manganês causa perda de peso, além de afetar a função pancreática e o metabolismo de carboidratos. A solução então é a ingestão moderada desse mineral, o consumo ideal seria entre 1 a 5 mg por dia, quantidade que se consegue através de alimentos como os grãos integrais, leguminosas, nozes e chás.
Por Líria Alves
Graduada em Química