Topo
pesquisar

Compostos orgânicos voláteis e Oxidantes Fotoquímicos

Química

PUBLICIDADE

Essa classe orgânica pode ser representada pela sigla VOC’s (Compostos Orgânicos Voláteis), alguns desses compostos são tóxicos e carcinogênicos, portanto produzem efeitos adversos e diretos na saúde humana, principalmente a exposição em concentrações elevadas e por um longo período de tempo. Um exemplo de dano à saúde: a exposição ao formaldeído pode provocar náuseas, vertigens, reduzir a força física, irritação nos olhos, nariz e garganta.

Veja alguns exemplos de VOC’s:

• Combustíveis à base de petróleo: gasolina, querosene, e outros;

• Aditivos de pintura;

• Propulsores de latas de aerossol;

• Destilados do petróleo;

• Produtos de limpeza seca;

• Muitos produtos industriais;

• Alguns pesticidas e herbicidas.

Esses poluentes quando lançados na atmosfera contribuem para a formação da camada de “Smog”. Smog é um termo derivado das palavras inglesas (fumaça e neblina), ele acontece quando a poluição ocorre em combinação com gotículas de vapor de água.

O Smog fotoquímico é uma mistura de hidrocarbonetos oxidados e outros compostos. Os problemas de smog fotoquímico podem se agravar com o aumento da incidência de radiações UV na superfície terrestre. Uma grande porcentagem da emissão de smog é proveniente da queima de combustíveis e do uso de produtos para pinturas e solventes.

A principal ocorrência de Smog está freqüentemente ligada ao tráfego pesado, à luz solar, altas temperaturas e ventos calmos. Você já observou que quando o grau de umidade da atmosfera é alto, uma mistura de névoa com partículas de fumaça se acumula perto da Terra em vez de subir, é o chamado “Smog”.

Por Líria Alves
Graduada em Química

Veja mais!

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Origem da Smog

Capacidade dos compostos orgânicos de formar cadeias

Smog é a neblina misturada à poluição dos centros urbanos
Smog é a neblina misturada à poluição dos centros urbanos

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Líria Alves de. "Compostos orgânicos voláteis e Oxidantes Fotoquímicos"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/compostos-organicos-volateis-oxidantes-fotoquimicos.htm. Acesso em 21 de setembro de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola