Uma ligação entre íons ocorre com a transferência definitiva de elétrons, essa ligação é caracterizada pela existência de forças de atração eletrostática entre íons. A atração que existe entre íons negativos (ânions) e positivos (cátions) dá origem à ligação iônica.
Os compostos formados por ligações iônicas são denominados de compostos iônicos. Para exemplificar, vamos usar a ligação entre Na e Cl, você já sabe qual substância é formada pela junção desses dois elementos? É o sal de cozinha (NaCl), que recebe a denominação científica de cloreto de sódio, a reação que ocorre para a formação você confere agora.
O átomo de sódio (Na) não é estável, pois apresenta 1 elétron livre na camada de valência, a estabilidade só será atingida se ele perder um elétron, o que dará origem ao cátion Na+. O átomo de cloro (Cl-) por sua vez também não é estável, pelos mesmos motivos que o Na, e atingirá a estabilidade somente se ganhar um elétron, esse átomo dá origem ao íon Cl-.
Se os íons já estão formados e eletronicamente estáveis, haverá assim uma interação eletrostática, mais conhecida como ligação iônica. Esse fenômeno químico acontece graças à regra: cargas com sinais opostos se atraem. Veja a equação:
Na+ + Cl- → NaCl
Os compostos derivados da ligação iônica são denominados de compostos iônicos e possuem estrutura eletronicamente neutra.
Características dos compostos iônicos:
- Apresentam ponto de fusão (P.F.) e ponto de ebulição (P.E.) elevados, esta característica é explicada pelo arranjo cristalino destes compostos. O arranjo molecular de uma ligação está tão fortemente ligado que é preciso um intenso aquecimento para quebrar o arranjo do retículo cristalino, portanto, o ponto de ebulição se eleva.
- Os compostos iônicos são condutores de eletricidade, tanto os dissolvidos em água, como também os puros no estado líquido. Há existência de íons nestes compostos e como estes possuem liberdade de movimento são atraídos pelo eletrodo, fechando assim o circuito elétrico.
- Compostos iônicos sólidos à temperatura ambiente apresentam temperatura a 25° C e pressão de 1 atm, e o melhor solvente para esses compostos é a água.
Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola
Veja mais!
Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:
SOUZA, Líria Alves de. "Compostos iônicos: definição e características principais"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/compostos-ionicos-definicao-caracteristicas-principais.htm. Acesso em 13 de abril de 2021.
A força de atração eletrostática é responsável pela união dos íons, onde cargas elétricas de sinais opostos se atraem. Falando a um nível microscópico, tal atração entre os íons acaba produzindo aglomerados com formas geométricas bem definidas, representados pela figura a seguir:
Qual a melhor definição para essa estrutura iônica e que composto é formado a partir dela?
a) cristais de sal / cloreto de potássio
b) cristal com face plana / cloreto de cálcio
c) retículo cristalino / cloreto de sódio
d) retículo de ligações / clorato de sódio
e) estrutura de dupla face / cloreto de sódio
Marque dentre as alternativas a seguir aquela que traz as palavras corretas para completar o enunciado sobre a propriedade de condutividade elétrica dos compostos iônicos.
Compostos iônicos conduzem corrente elétrica quando dissolvidos em água ou quando puros no estado .................... devido à existência de ................ com liberdade de movimento, que podem ser atraídos pelos ................., fechando o ................ ..................
a) sólido, íons, eletrodos, circuito elétrico
b) líquido, íons, eletrodos, curto circuito
c) gasoso, cátions, eletrodos, circuito elétrico
d) líquido, íons, eletrodos, circuito elétrico
e) sólido, cátions, elétrons, circuito elétrico
Mais Questões