Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Compostos iônicos: definição e características principais

Química

PUBLICIDADE

Uma ligação entre íons ocorre com a transferência definitiva de elétrons, essa ligação é caracterizada pela existência de forças de atração eletrostática entre íons. A atração que existe entre íons negativos (ânions) e positivos (cátions) dá origem à ligação iônica.

Os compostos formados por ligações iônicas são denominados de compostos iônicos. Para exemplificar, vamos usar a ligação entre Na e Cl, você já sabe qual substância é formada pela junção desses dois elementos? É o sal de cozinha (NaCl), que recebe a denominação científica de cloreto de sódio, a reação que ocorre para a formação você confere agora.

O átomo de sódio (Na) não é estável, pois apresenta 1 elétron livre na camada de valência, a estabilidade só será atingida se ele perder um elétron, o que dará origem ao cátion Na+. O átomo de cloro (Cl-) por sua vez também não é estável, pelos mesmos motivos que o Na, e atingirá a estabilidade somente se ganhar um elétron, esse átomo dá origem ao íon Cl-.

Se os íons já estão formados e eletronicamente estáveis, haverá assim uma interação eletrostática, mais conhecida como ligação iônica. Esse fenômeno químico acontece graças à regra: cargas com sinais opostos se atraem. Veja a equação:

Na+ + Cl-NaCl

Os compostos derivados da ligação iônica são denominados de compostos iônicos e possuem estrutura eletronicamente neutra.

Características dos compostos iônicos:

- Apresentam ponto de fusão (P.F.) e ponto de ebulição (P.E.) elevados, esta característica é explicada pelo arranjo cristalino destes compostos. O arranjo molecular de uma ligação está tão fortemente ligado que é preciso um intenso aquecimento para quebrar o arranjo do retículo cristalino, portanto, o ponto de ebulição se eleva.

- Os compostos iônicos são condutores de eletricidade, tanto os dissolvidos em água, como também os puros no estado líquido. Há existência de íons nestes compostos e como estes possuem liberdade de movimento são atraídos pelo eletrodo, fechando assim o circuito elétrico.

- Compostos iônicos sólidos à temperatura ambiente apresentam temperatura a 25° C e pressão de 1 atm, e o melhor solvente para esses compostos é a água.

Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Veja mais!

Equilíbrio iônico da água

Química Geral - Química - Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Líria Alves de. "Compostos iônicos: definição e características principais"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/compostos-ionicos-definicao-caracteristicas-principais.htm. Acesso em 20 de outubro de 2021.

Lista de Exercícios
Questão 1

A força de atração eletrostática é responsável pela união dos íons, onde cargas elétricas de sinais opostos se atraem. Falando a um nível microscópico, tal atração entre os íons acaba produzindo aglomerados com formas geométricas bem definidas, representados pela figura a seguir:

Qual a melhor definição para essa estrutura iônica e que composto é formado a partir dela?

a) cristais de sal / cloreto de potássio
b) cristal com face plana / cloreto de cálcio
c) retículo cristalino / cloreto de sódio
d) retículo de ligações / clorato de sódio
e) estrutura de dupla face / cloreto de sódio
 

Questão 2

Marque dentre as alternativas a seguir aquela que traz as palavras corretas para completar o enunciado sobre a propriedade de condutividade elétrica dos compostos iônicos.

Compostos iônicos conduzem corrente elétrica quando dissolvidos em água ou quando puros no estado .................... devido à existência de ................ com liberdade de movimento, que podem ser atraídos pelos ................., fechando o ................  ..................

a) sólido, íons, eletrodos, circuito elétrico

b) líquido, íons, eletrodos, curto circuito

c) gasoso, cátions, eletrodos, circuito elétrico

d) líquido, íons, eletrodos, circuito elétrico

e) sólido, cátions, elétrons, circuito elétrico 

Mais Questões
Artigos Relacionados
Clique e conheça as principais características, usos e prejuízos causados pelo sal mais famoso do mundo: o cloreto de sódio.
Aprenda a representar as fórmulas das ligações iônicas, que incluem a fórmula unitária e a fórmula de Lewis ou fórmula eletrônica.
Aprenda as regras para identificar se determinadas moléculas são polares ou não!
Conheça a diferença entre compostos covalentes e substâncias moleculares e veja as principais propriedades desses materiais que os distinguem dos compostos iônicos.
Conheça a química do suco artificial e fique por dentro de todas as substâncias que compõem esse produto tão comum no nosso dia a dia!
Conheça uma descoberta científica fascinante: o sal líquido ou líquido iônico, que vem sendo usado nas mais diferentes áreas do conhecimento.
Veja o que são as substâncias iônicas e entenda mais a respeito das que são formadas pelos grupos: cloreto, carbonato, nitrato e sulfato.
Aumente seus conhecimentos sobre sais através do estudo da forma de obtenção e características do sulfato de alumínio. Clique aqui!