Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Anilina

Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

A Anilina é um composto orgânico, possui aspectos físicos como: líquido ligeiramente amarelo de odor característico (peixe podre). A anilina pertence à classe orgânica das aminas e foi descoberta em 1826 por Otto Unverdorben (1806-1873) a partir do preparo por destilação seca do anil ou do índigo.

A Anilina também é denominada de fenilamina, e pode ser considerada como um dos compostos aromáticos mais simples, e torna-se castanho em contato com o ar. É pouco solúvel em água e solúvel em álcool e éter.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)


A Anilina é uma substância muito venenosa, ocorre no alcatrão mineral, sendo utilizada na indústria da borracha e na síntese de fármacos e corantes. Esses corantes possuem cores intensas, um exemplo é o azul-de-metileno que é usado no coramento de células para serem vistas ao microscópio. A Anilina é também usada na produção de sais de diazônio e de medicamentos, possui fórmula C6H5NH2:

Por Líria Alves
Graduada em Química

 

Escritor do artigo
Escrito por: Líria Alves de Souza Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Líria Alves de. "Anilina"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/anilina.htm. Acesso em 23 de maio de 2024.

De estudante para estudante