Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Algarismos significativos nas medidas químicas

Química

Os algarismos significativos de uma medida são todos os números conhecidos com exatidão, mais um último dígito duvidoso.
Os algarismos significativos indicam a precisão da medida
Os algarismos significativos indicam a precisão da medida
PUBLICIDADE

A Química é uma ciência que não conseguiria se desenvolver sem considerar os aspectos quantitativos. É por isso que inúmeras experiências são realizadas e muitas medidas são feitas, tais como massa, temperatura, volume etc.

Assim, é de grande importância que a pessoa que faz essas medidas saiba o que são os algarismos significativos e quais são as regras para sua utilização.

Os algarismos significativos são todos os números que representam medidas determinadas experimentalmente, sendo que apenas o último número é um dígito duvidoso.

Por exemplo, considere a temperatura em graus Celsius (ºC), medida no termômetro abaixo:

Medida em termômetro

Observe que temos certeza de que a temperatura se encontra entre 1,8 ºC e 1,9 ºC. Se desejássemos, seria possível estimar os centésimos dos graus. Considerando que a coluna está mais próxima da marca de 1,8 ºC, poderíamos dizer que a temperatura é de 1,82 ºC. No entanto, o último dígito é duvidoso, não se pode afirmar que essa é a temperatura correta.

Assim, essa medida (1,82 ºC) possui 3 algarismos significativos, sendo que o último dígito (2) é incerto.

Todos os algarismos à direita do número duvidoso devem ser desconsiderados.

Além disso, o zero será considerado somente se ele fizer parte do número da medida obtida, se ele vier à esquerda de outros dígitos, não é considerado significativo, pois nestes casos são usados apenas para indicar a casa decimal.

Por exemplo, considere que a medida experimental foi de 750,8. Nesse caso, temos 4 algarismos significativos, sendo que se conta o zero porque ele faz parte do número. Se esse valor fosse expresso por notações científicas, tais como 0,0007508 . 106, 0,007508 . 105 e 75,08 . 101, eles também teriam todos 4 algarismos significativos, porque os zeros à esquerda são meros ocupantes de casas decimais.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

No entanto, se esse valor fosse escrito como 7,5080. 102, agora seria diferente, porque iria se subentender que o valor do dígito após o 8 é conhecido, o que não é o caso do número anterior (750,8). Por isso, nesse caso, são 5 algarismos significativos.

Os algarismos significativos são importantes porque eles indicam a precisão de uma medida, isto é, a medida mais precisa é aquela que contém mais algarismos significativos. Lembrando que a precisão de uma medida indica o quanto as medidas repetidas estão próximas umas das outras.

O equipamento utilizado interfere nesse caso, pois existem alguns que são mais precisos que outros.

Pense, por exemplo, no peso de uma amostra medida numa balança de incerteza de décimo de g (± 0,1 g), encontrando-se o valor de 5,6 g. Essa mesma amostra é então medida numa balança analítica cuja incerteza é de décimo de miligrama (±0,0001 g) e o valor é de 5,6137. A segunda medida é mais precisa, pois possui mais algarismos significativos.

No caso do arredondamento dos algarismos significativos, temos as seguintes regras:

  • Maior que 5: Aumenta-se uma unidade.

Exemplo: 23,4987 = 23,499

  • Igual a 5: Se o número à esquerda do 5 for par, permanecerá igual, mas se for ímpar, aumenta-se uma unidade.

Exemplos:
Par: 7,2845 = 7,284
Ímpar: 6, 275 = 6,28

  • Menor que 5: Permanece o mesmo número.

Exemplo: 2,1921 = 2,192.


Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FOGAçA, Jennifer Rocha Vargas. "Algarismos significativos nas medidas químicas"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/algarismos-significativos-nas-medidas-quimicas.htm. Acesso em 05 de agosto de 2021.

Artigos Relacionados
Clique aqui e descubra o que é o Sistema Internacional de Unidades (SI), aprenda quais são as grandezas e as unidades fundamentais, e confira exercícios resolvidos.