PUBLICIDADE
Álcool etílico: uma das mais importantes fontes de energia renovável, pertence à classe dos alcoóis (compostos orgânicos que possuem grupo hidroxila O-H ligado a carbono saturado).
Molécula de Álcool etílico:
Os átomos representados pela cor vermelha e branca são Oxigênio e Hidrogênio respectivamente (grupo OH). O nome popular para o composto é Etanol, este se tornou o principal biocombustível de nosso país, a explicação vem do fato de que é uma fonte de energia renovável. O que isso que dizer?
Sabe-se que o petróleo usado para se obter combustíveis como a gasolina, por exemplo, é uma fonte não renovável. Como o próprio nome “combustível fóssil” já diz, provém de animais e vegetais mortos, ou seja, são necessários milhares de anos para que as jazidas de petróleo se formem.
Já o etanol pode ser produzido através da cana-de-açúcar, que mantém um ciclo de produção (corte e plantio), constituindo enormes plantações em todo o Brasil. Daí o porquê deste combustível ser tão importante em nosso país.
A cana-de-açúcar não é a única fonte de Etanol, este pode ser produzido a partir de grãos (milho, soja), beterraba, entre outros. Aliás, esses são os recursos renováveis usados em países como os Estados Unidos por exemplo.
A importância do uso de biocombustíveis está em abaixar os níveis de monóxido de carbono (CO) liberados pela combustão incompleta da gasolina. CO é o gás causador da poluição fotoquímica, ele surge a partir da queima de combustíveis fósseis, sendo assim, o Etanol não entra na lista dos responsáveis pela emissão desse poluente.
Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola
Veja mais!
Álcoois - Saiba mais sobre esta classe de compostos