Notificações
Você não tem notificações no momento.
Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Ácido araquidônico na gravidez

Do que os bebês precisam?
Do que os bebês precisam?
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Mulheres grávidas se preocupam com a saúde de seus bebês e costumam obedecer à risca a dieta alimentar indicada pelos médicos. O que nem todas sabem é sobre a composição de alimentos, como o leite materno, por exemplo, e por que ele é tão essencial para a vida de seu filho.

Dentre as substâncias presentes no leite temos algumas pouco conhecidas, como o ácido araquidônico, que é fundamental para o desenvolvimento de fetos e bebês. Vejamos o porquê.

Uma mulher grávida já fornece esse ácido através da placenta, e após o bebê nascer ela continua a fornecê-lo através do leite. A importância dessa parceria pode ser comprovada quando acontece o nascimento prematuro (antes de completar 9 meses), o inconveniente impede que a mãe transfira o ácido a seu filho até o período completo de gestação. E o quadro pode se agravar se a criança prematura não for alimentada com leite materno.


Estrutura química do ácido araquidônico

A falta de ácido araquidônico é denotada em bebês prematuros através de problemas visuais, incapacidades físicas (paralisia mental, dificuldades para ficar em pé) e retardo do crescimento (bebês menores).

Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)


  Curiosidades de Química - Química - Brasil Escola

Escritor do artigo
Escrito por: Líria Alves de Souza Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Líria Alves de. "Ácido araquidônico na gravidez"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/acido-araquidonico-na-gravidez.htm. Acesso em 21 de novembro de 2024.

De estudante para estudante