Whatsapp

Hidrofobia

Psicologia

PUBLICIDADE

Hidrofobia é o medo da água. É comum o medo moderado de águas profundas, acompanhado do medo de afogamento, já o medo doentio é designado como hidrofobia. Essa pode ter origem na infância, relacionada a algum trauma ocorrido com líquidos. Pode desaparecer na puberdade ou ser prolongada até a fase adulta.

A hidrofobia não é medo da água propriamente dito, e sim o medo do afogamento. Grande parte das pessoas que apresentam hidrofobia não sabem nadar.

Dentro da psicologia, é classificada como fobia específica do subtipo ambiente natural. A fobia específica tem como característica essencial o medo intenso e persistente de situações claramente discriminadas, como é o caso do medo presente em situações do ambiente natural como a água.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Patrícia Lopes
Equipe Brasil Escola

Fobias - Psicologia - Brasil Escola

Hidrofobia: classificada como fobia específica que consiste no medo intenso e persistente da água
Hidrofobia: classificada como fobia específica que consiste no medo intenso e persistente da água

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

LOPES, Patrícia. "Hidrofobia"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/psicologia/hidrofobia.htm. Acesso em 11 de maio de 2021.

Artigos Relacionados
Entenda o que é afogamento, conheça as principais causas e compreenda como o corpo trabalha após a submersão em ambiente aquático.
Entenda o conceito de homofobia, a origem do termo e a dimensão do preconceito contra lésbicas, gays, bissexuais, transsexuais e travestis. A palavra homofobia significa a repulsa ou o preconceito contra a homossexualidade e/ou o homossexual.