Espaço urbano e rural

Espaço urbano e espaço rural são recortes espaciais complementares que se diferenciam pela densidade de pessoas, de construções, de atividades econômicas e de elementos naturais.

Espaço urbano e espaço rural são dois recortes espaciais que, apesar dos seus aspectos diferenciais, apresentam uma relação de complementaridade. Enquanto o espaço urbano é marcado pela densidade de pessoas, construções e atividades econômicas, sobretudo dos setores secundário e terciário, o espaço rural apresenta menor densidade de fluxos, abundância de elementos naturais e predominância de atividades do setor primário da economia.

A modernização tecnológica e o desenvolvimento socioeconômico dos territórios que ocorreram no século XX, entretanto, resultaram em profundas alterações no ordenamento espacial. Tais alterações foram responsáveis pela instalação de um novo padrão produtivo e por modificações no modo de vida no campo, sobretudo garantindo a maior integração do espaço rural com o espaço urbano.

Leia também: O que é paisagem e quais são seus tipos?

Resumo sobre espaço urbano e sobre espaço rural

Mapa Mental: Espaço urbano e rural

* Para baixar o mapa mental em PDF, clique aqui!

O que é espaço urbano e espaço rural?

Espaço urbano e espaço rural são recortes espaciais distintos que detêm relação de complementaridade. Cada qual apresenta o seu próprio ordenamento espacial sobre o qual se reproduzem relações sociais e econômicas que são características desses espaços, juntamente a formas físicas e processos que ajudam a identificar e a diferenciar o que é urbano do que é rural. Ao mesmo tempo, o espaço urbano e o espaço rural não estão isolados entre si. Pelo contrário, eles são marcados por constantes trocas. Essas trocas são principal, mas não exclusivamente, econômicas.

Diferenças entre espaço urbano e espaço rural

Espaço urbano

Espaço rural

O espaço urbano tem como aspecto principal a elevada densidade de infraestrutura, de residências, de edifícios, de serviços variados e, sobretudo, de pessoas.

O espaço rural apresenta menor concentração populacional. A densidade de residências e edifícios é, também, baixa, e a infraestrutura presente é mais específica e localizada. A oferta de serviços é baixa.

Por conta da densidade de elementos, apresenta elevado dinamismo e um fluxo intenso de pessoas, de capitais e de serviços.

O dinamismo do espaço rural é menor quando comparado ao espaço urbano. Os fluxos de pessoas, serviços e capitais existem, mas ocorrem em um ritmo distinto daquele observado no espaço urbano.

A economia do espaço urbano é muito dinâmica e diversa, tendo como foco as atividades dos setores secundário e terciário.

A economia do espaço rural tem como foco as atividades do setor primário, como a agropecuária e o extrativismo. No entanto, é possível identificar determinados serviços e também etapas de cadeias produtivas que se realizam no espaço rural.

Não obstante o elevado dinamismo, o espaço urbano se reproduz em uma área reduzida.

O espaço rural se reproduz em uma área bastante ampla.

Elementos do espaço urbano e do espaço rural

O espaço urbano e o espaço rural se diferenciam não somente pelo dinamismo das atividades econômicas que se realizam sobre eles, mas sobretudo pelos elementos que os integram. Esses elementos são as formas que foram construídas sobre cada recorte espacial, em conjunto com a função e o conteúdo atribuído a cada uma delas. O conjunto de elementos que caracteriza esses espaços inclui, também, as feições naturais e o meio ambiente.

Elementos do espaço urbano

Vista aérea de uma cidade, evidenciando o espaço urbano.
Os elementos do espaço urbano são predominantemente alterados ou construídos pela ação humana.

Como sendo um recorte marcado pela densidade de objetos e ações, os elementos que caracterizam o espaço urbano são aqueles derivados da ação humana. Colocado de outra forma, temos que os elementos do espaço urbano são os mesmos que caracterizam uma paisagem cultural (antrópica ou humanizada), a saber:

Trata-se de uma área intensamente modificada, com poucos elementos naturais em sua forma original. Rios subterrâneos ou retificados, córregos, canais artificiais, parques e áreas de lazer são exemplos de elementos naturais modificados encontrados em espaços urbanos.

Elementos do espaço rural

Vista do campo, evidenciando o espaço rural.
O espaço rural é formado predominantemente por elementos naturais.

O espaço rural tem como um de seus principais aspectos a menor densidade de população e de residências, edifícios e componentes da infraestrutura urbana (como postes, pontes, viadutos, estradas pavimentadas, etc.). Isso não significa, entretanto, que elementos construídos pelos seres humanos não estejam presentes nesse recorte espacial, tampouco que ele não apresente alterações antrópicas. Os espaços rurais apresentam a predominância de elementos da natureza, como: árvores, matas, campos de gramíneas, flores, rios, riachos, lagos, lagoas, serras, morros, etc.

As lavouras e os pastos são, igualmente, elementos presentes no espaço rural e que bem caracterizam parte das atividades econômicas que são desenvolvidas nesse recorte. Não obstante eles sejam formados por componentes da natureza, sua organização é dada pelos seres humanos. É preciso considerar, ainda, que a modernização do campo vivenciada a partir da segunda metade do século XX em todo o mundo alterou profundamente o ordenamento espacial e a estrutura econômica e produtiva desse recorte, o que afetou diretamente o modo de vida da população.

Ainda considerando a economia, o meio rural apresenta áreas destinadas a atividades como a mineração e a silvicultura. Parte da infraestrutura que fornece serviços tanto para o campo quanto para a cidade também estão instaladas no espaço rural, como hidrelétricas, usinas eólicas e determinadas indústrias, algumas (mas nem todas) delas atreladas à produção agropecuária, a exemplo da indústria sucroalcooleira. Retomando a oferta de serviços, parte do setor terciário se instala no espaço rural, com destaque para as atividades de turismo e de ecoturismo.

Acesse também: O que é espaço geográfico?

Como identificar o espaço urbano e o espaço rural?

Com a ocupação do espaço pelos seres humanos e a diversificação cada vez maior de suas atividades econômicas, não podemos falar que existem muitos espaços naturais hoje no mundo. O que temos são áreas complexas que apresentam elementos difusos pertencentes a ambos os recortes: o rural e o urbano. Por essa razão, é preciso que analisemos a preponderância de elementos e as dinâmicas socioeconômicas de cada espaço.

Identificar qual é o espaço urbano e qual é o espaço rural demanda a observação cuidadosa que responderá as seguintes perguntas:

Levando em consideração as definições do espaço urbano e rural e a observação dos pontos elencados acima, é possível identificar cada um deles em uma área.

Importância do espaço urbano e do espaço rural

O espaço urbano e o espaço rural passaram por longos processos de evolução e de modernização, sobretudo no decorrer do tempo. Por causa disso, os seus papéis no ordenamento territorial se alteraram: de uma total dependência do urbano para com o rural, eles se tornaram recortes espaciais complementares. Então, tanto o espaço urbano quanto o espaço rural têm a sua importância individual, ao mesmo tempo que eles são indispensáveis para a dinâmica territorial de um modo mais abrangente.

É no urbano que se realizam as atividades secundárias e terciárias da economia. O espaço urbano é, por isso, importante pela ampla oferta de serviços para a população, atendendo não somente a população das cidades, como também a do campo. Além disso, a elevada concentração de elementos culturais e o seu dinamismo econômico ajudam a fortalecer a integração entre esses diferentes espaços, estreitando a relação entre o rural e o urbano.

Por sua vez, o espaço rural é o responsável pela produção primária. Dele provêm os alimentos a serem consumidos tanto pela população rural quanto pela população urbana e que serão vendidos em circuitos inferiores e superiores da economia.

Além disso, é no espaço rural que se obtêm matérias-primas para a produção industrial, o que o torna fundamental para o bom desempenho da economia e para a manutenção do fluxo de produtos e de capitais entre a cidade e o campo. Devido à alta concentração de elementos naturais, o espaço rural se torna igualmente importante para a biodiversidade e o equilíbrio ambiental dos territórios.

Exercícios resolvidos sobre espaço urbano e sobre espaço rural

Questão 1

(Enem)

As estatísticas mais recentes do Brasil rural revelam um paradoxo que interessa a toda sociedade: o emprego de natureza agrícola definha em praticamente todo o país, mas a população residente no campo voltou a crescer; ou pelo menos parou de cair. Esses sinais trocados sugerem que a dinâmica agrícola, embora fundamental, já não determina sozinha os rumos da demografia no campo. Esse novo cenário é explicado em parte pelo incremento do emprego não agrícola no campo. Ao mesmo tempo, aumentou a massa de desempregados, inativos e aposentados que mantêm residência rural.

SILVA, J.G. Velhos e novos mitos do rural brasileiro. Estudos Avançados, n. 43, dez. 2001.

Sobre o espaço brasileiro, o texto apresenta argumentos que refletem a:

A) heterogeneidade do modo de vida agrário.

B) redução do fluxo populacional nas cidades.

C) correlação entre força de trabalho e migração sazonal.

D) indissociabilidade entre local de moradia e acesso à renda.

E) desregulamentação das propriedades nas zonas de fronteira.

Resolução:

Alternativa A.

A dinâmica do espaço brasileiro, sobretudo o espaço rural, se alterou com a modernização do campo e com o reordenamento do espaço agrícola brasileiro a partir da segunda metade do século XX. Diante do novo cenário, o texto reflete a respeito da heterogeneidade do modo de vida agrário brasileiro, tornada mais evidente em um contexto de aceleração da globalização.

Questão 2

(Enem)

Está cada vez mais difícil delimitar o que é rural e o que é urbano. Pode-se dizer que o rural hoje só pode ser entendido como um continuum do urbano do ponto de vista espacial; e do ponto de vista da organização da atividade econômica, as cidades não podem mais ser identificadas apenas com a atividade industrial, nem os campos com a agricultura e a pecuária.

SILVA, J. G. O novo rural brasileiro. Nova Economia, n. 7, maio 1997.

As articulações espaciais tratadas no texto resultam do(a):

A) aumento da geração de riquezas nas propriedades agrícolas.

B) crescimento da oferta de empregos nas áreas cultiváveis.

C) integração dos diferentes lugares nas cadeias produtivas.

D) redução das desigualdades sociais nas regiões agrárias.

E) ocorrência de crises financeiras nos grandes centros.

Resolução:

Alternativa C.

A relação complexa entre o espaço urbano e o espaço rural que é descrita no texto é resultado do desenvolvimento econômico e tecnológico que proporcionou a integração de diferentes lugares nas cadeias produtivas, alterando a relação entre campo e cidade.

Fontes

IBGE. Classificação Rural e Urbana. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/geociencias/organizacao-do-territorio/tipologias-do-territorio/15790-classificacao-rural-e-urbana.html.

ROSS, Jurandyr L. Sanches. (Org.) Geografia do Brasil. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2019. 6 ed. 3 reimpr.549p.


Fonte: Brasil Escola - https://brasilescola.uol.com.br/geografia/espaco-urbano-rural.htm