Notificações
Você não tem notificações no momento.
Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Volta às aulas: especialista dá 7 dicas para otimizar os estudos

Montar um cronograma de estudos, usar recursos visuais e praticar exercícios são três dicas

Em 22/01/2024 18h50 , atualizado em 22/01/2024 18h53
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Grande parte dos estudantes voltou às aulas hoje, 22 de janeiro, em todo o Brasil. Com a mente descansada, já no começo do período letivo os alunos podem otimizar os estudos de uma maneira leve, mas certeira, e segui-la ao longo do ano.

Especialistas comentam que a forma de assistir às aulas e de estudar sozinho pode ser diferente. Por exemplo, há estudantes que conseguem manter a concentração durante as aulas, mas, ao chegar em casa, têm dificuldade para ter foco, afinal lá podem se distrair e se acomodar mais rápido.

Para evitar tais distrações, a recomendação é criar uma rotina de estudos. Esse cronograma pode ser montado tanto pelo aluno como por seus pais. E pode ser seguido por estudantes dos ensinos fundamental e médio. Também serve para que vai fazer vestibular ou o Enem 2024.

Além de organizar uma rotina de estudos, o conselho é que os alunos sigam dicas para otimizar o conteúdo visto em sala de aula.

7 dicas para otimizar os estudos

1) Monte um cronograma de estudos

Segundo Marizane Piergentile, diretora de educação da rede Adventista do ABCDM e Baixada Santista montar e seguir um cronograma de estudos exige disciplina e esforço do estudante, mas fará com ele tenha resultados desde o início até o final do ano letivo.

2) Leia o conteúdo de forma adequada

Para otimizar a leitura do conteúdo, é recomendado que o estudante faça três leituras. Veja abaixo:

1ª leitura: Leia sobre o tema sem compromisso. 

2ª leitura: Leia uma segunda vez grifando as partes importantes.

3ª leitura: Leia fazendo anotações.

3) Faça resumos

Após ler, grifar e anotar, chegou a hora de escrever o conteúdo com suas próprias palavras. "Quando escrevemos à mão, nosso cérebro capta mais facilmente as informações", recomenda a diretora Marizane.

Exemplo de mapa mental

4) Destaque o conteúdo

A dica é fazer uso de recursos visuais como mapas mentais ou post-it. Ambos podem ajudar na hora de anotar as falas importantes dos professores e recomendações de textos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Outra opção de recurso visual são os cards, ou cartões, servem para auxiliar com aquela pergunta que, de fato, cairá na prova. "Peça ajuda para alguém estudar com você na hora de montar as questões", aconselha a diretora.

5) Complemente o estudo com videoaulas

Além de ter o bônus de voltar o vídeo para entender direito, as videoaulas servem como estepe das aulas comuns, pois apresentam uma outra forma de introduzir o conteúdo e te ajudar na hora do estudo.

6) Pratique exercícios sobre o tema estudado

Após ler, fazer resumo, assistir vídeo aulas e montar os cards, está na hora de colocar tudo em prática. Para entender a boa teoria, procure exercícios de nível fácil, médio e difícil para treinar o conhecimento.

7) Livre-se das distrações

Concentre-se o máximo possível na tarefa que estiver realizando. Se estiver usando o computador, deixe abertas as abas que estão relacionadas ao assunto pesquisado. Não deixe a televisão ligada e só escute músicas que não atrapalhem a sua concentração. Assim, você manterá o foco nas responsabilidades.

Crédito da imagem:

Shutterstock

Por Silvia Tancredi
Jornalista