Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Racionais MC's terá documentário na Netflix

A produção mostra a trajetória do grupo de rap nacional mais influente do país, que completou 33 anos de carreira neste ano.

Em 21/10/2022 16h02 , atualizado em 21/10/2022 16h33
Foto dos quatro integrantes do grupo musical Racionais MC's
O Racionais MC's é formado por Mano Brown, KL Jay, Ice Blue e Edi Rock. [1] Crédito da Imagem: Fernando Eduardo / Wiki Commons
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

A Netflix anunciou no último dia 19 o documentário "Racionais: Das Ruas de São Paulo pro Mundo", que será lançado na plataforma de streaming no dia 16 de novembro. A direção do filme é de Juliana Vicente. 

A produção apresentará o surgimento e a popularização do Racinais MC's, integrado por Mano Brown, KL Jay, Ice Blue e Edi Rock. O grupo é considerado o mais influente no cenário do rap nacional. 

O documentário conta com cenas inéditas registradas ao longo dos mais de 30 anos de carreira do grupo de músicos.

No dia 31 de outubro haverá uma exibição única da produção, antes da estreia na Netflix, durante a 46ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, na Cinemateca Brasileira. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Álbum dos Racionais MC's no Vestibular da Unicamp

O álbum intitulado "Sobrevivendo no Inferno" do Racionais MC's, de 1997, integra a lista de obras obrigatórias do Vestibular 2023 da Universidade de Campinas (Unicamp). O disco fez história ao atingir a marca de mais de 1,5 milhão de cópias vendidas. 

Com a presença na prova desde 2020, a coleção de músicas do Racionais MC's se tornou o primeiro álbum musical a fazer parte da lista da Unicamp, que é uma das maiores universidades do país. 

Após a divulgação que o álbum passaria a compor a relação de obras, o disco se tornou uma publicação impressa. A produção literária foi produzida pelo pesquisador Arthur Dantas Rocha e apresenta um panorama da importância social e política dos Racionais MC's para o país. 

"Sobrevivendo no Inferno" conta com 12 faixas e está na 14º posição dos 100 maiores discos da música brasileira, ranking elaborado pela Revista Rolling Stone Brasil. 

O álbum evidencia aspectos sobre a realidade de pessoas negras na sociedade brasileira. Racismo, violência na periferia e exclusão social são temas abordados nas letras musicais do grupo. 

A relação de obras obrigatórias de um processo seletivo para cursos de ensino superior é informada com atencedência aos candidatos. A intenção é apresentar o repertório que a seleção exigirá nas questões da avaliação.

O Brasil Escola conta com uma página dedicada à cobertura dos principais processos seletivos de cursos de graduação do país, como também do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Leia também: O hip hop e o rap como ferramenta de educação na sala de aula

 

Crédito da imagem: 

[1] Fernando Eduardo | Wikimedia Commons 

 

Por Lucas Afonso
Jornalista

PUBLICIDADE