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Pesquisa sobre a alfabetização no Brasil é divulgada pelo MEC e Inep

Levantamento mostra que 56,4% das crianças do 2º ano do ensino fundamental não estavam alfabetizadas em 2021

Em 31/05/2023 15h36 , atualizado em 02/06/2023 08h47
Mesa diretiva do evento de divulgação da Pesquisa Alfabetiza Brasil
Evento de divulgação da Pesquisa Alfabetiza Brasil. [1] Crédito da Imagem: Luís Fortes / MEC
Ouça o texto abaixo!

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A pesquisa Alfabetiza Brasil foi divulgada nesta quarta-feira (31) pelo Ministério da Educação (MEC) e Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O levantamento foi realizado nos meses de abril e maio deste ano com professores e especialistas. O objetivo foi identificar o conjunto de habilidades que definem se uma criança está ou não alfabetizada.

Nesse sentido foram apresentados competências que caracterizam o perfil de aprendizagem da leitura e da escrita que se espera ao final do segundo ano do ensino fundamental. 

Com isso, o estudo contribui para a promoção de políticas de avaliação da alfabetização das crianças no Brasil. 

Leia também: No dia 8 de setembro se comemora o Dia Mundial da Alfabetização, saiba mais sobre a importância social da alfabetização

Pesquisa Alfabetiza Brasil

A pesquisa Alfabetiza Brasil apresenta uma nota de corte da prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) aplicada no 2º ano do ensino fundamental.

A nota 743 do Saeb representa então o mínimo que o estudante precisa atingir para ser considerado alfabetizado.

O levantamento mostrou um comparativo da quantidade de crianças consideradas alfabetizadas de acordo com os desempenhos atingidos nas edições de 2019 e 2021 do Saeb. Veja:

Gráfico do percentual de alfabetizados em 2019 e 2022 de acordo com as notas do Saeb
Percentual de alfabetizados e não alfabetizados de acordo com as notas do Saeb de 2019 e 2021. 
Crédito: Divulgação / MEC e Inep.

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De acordo com a pesquisa, o estudante alfabetizado, que atingir a partir de 743 pontos no Saeb, é capaz de:

  • Ler palavras, frases e pequenos textos;

  • Localizar informações na superfície textual;

  • Produzir inferências básicas com base na articulação entre texto verbal e não verbal, como em tirinhas e histórias em quadrinhos;

  • Escrever ortograficamente palavras com regularidades diretas entre fonemas e letras;

  • Escrever textos que circulam na vida cotidiana, ainda que com desvios ortográficos ou de segmentação. 

O evento de divulgação dos resultados da Pesquisa Alfabetiza Brasil foi realizado na manhã desta quarta-feira (31). Veja a transmissão:

Saiba mais informações sobre a Pesquisa Alfabetiza Brasil nesta página. 

 

Crédito da imagem:

[1] Luís Fortes / Ministério da Educação (MEC)

 

Por Lucas Afonso
Jornalista