A edição de 2015 do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) será aplicada amanhã, 22 de novembro, em todos os estados e no Distrito Federal. Ao todo, 551.683 universitários de 1.760 instituições estão convocados para o exame, que é obrigatório.
O Enade deste ano é voltado para estudantes de bacharelado que vão concluir o curso até julho de 2016 e que concluíram mais de 80% da carga horária mínima do curso até o último dia de inscrição do Enade, e alunos de cursos tecnológicos que concluirão a graduação até dezembro de 2015 e que cursaram mais de 75% da carga horária até o fim do período de inscrição.
Esse ano, participam do Enade os seguintes cursos: bacharelado em Administração, Administração Pública, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Design, Direito, Psicologia, Relações Internacionais, Secretariado Executivo, Teologia e Turismo; graduação tecnológica em Comércio Exterior, Design de Interiores, Design de Moda, Design Gráfico, Gastronomia, Gestão Comercial, Gestão de Qualidade, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Gestão Pública, Logística, Marketing e Processos Gerenciais.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Provas
O Enade 2015 será aplicado das 13h às 17h, horário de Brasília, mas a recomendação é para os estudantes chegarem às 12h, quando os portões forem abertos. Eles responderão 40 questões, sendo 10 da parte de formação geral e 30 da parte de formação específica da área, contendo as duas partes questões discursivas e de múltipla escolha.
Os estudantes que deixarem o local de provas antes das 14h serão considerados ausentes e em situação irregular, ou seja, impedidos de colar grau e receber o diploma. A saída será permitida somente após as 16h.
Também ficará em situação irregular o estudante que não responder o questionário socioeconômico. Os convocados para o Enade 2015 devem responder as perguntas pela internet, até este domingo.
Resultado
O boletim de desempenho do Enade 2015 será divulgado no segundo semestre de 2016. O resultado permite avaliar o conhecimento dos estudantes dos cursos de graduação sobre o conteúdo programático, suas habilidades e competências.