Começaram as inscrições para a 12ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). A edição de 2016 premiará 6.500 alunos com 500 medalhas de ouro, 1.500 de prata e 4.500 de bronze e conceder cerca de 46.200 menções honrosas.
A OBMEP é exclusiva para estudantes de escolas públicas que estão cursando do 6º ao 9º ano do ensino fundamental ou ensino médio. São consideradas públicas as escolas da rede municipal, estadual e federal.
Inscrições
As inscrições devem ser feitas pelas escolas até o dia 1º de abril, por meio do site www.obmep.org.br. Cada escola indicará na ficha de inscrição apenas o número total de seus alunos inscritos em cada nível. Não há inscrição individual de alunos nesse primeiro momento.
Olimpíada
Os participantes da OBMEP 2016 serão divididos em três níveis:
Nível 1 – 6º ou 7º ano do Ensino Fundamental.
Nível 2 – 8º ou 9º ano do Ensino Fundamental.
Nível 3 – qualquer ano do Ensino Médio.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
A Olimpíada de Matemática será composta por duas etapas, sendo a primeira formada por questões objetivas de múltipla escolha e a segunda por questões discursivas. Entre a primeira e a segunda fase, as escolas deverão escolher os alunos que continuarão na olimpíada.
As provas da primeira fase serão realizadas no dia 7 de junho. No dia 10 de agosto serão conhecidos os classificados para a segunda fase, que farão provas no dia 10 de setembro.
O resultado da OBMEP 2016 sairá no dia 30 de novembro, com a premiação dos alunos, dos professores e das escolas. Aos medalhistas será oferecida a oportunidade de participar do Programa de Iniciação Científica Júnior (PIC-Obmep), em 2017.
Para mais informações, acesse o regulamento da OBMEP 2016.