Ideb 2023: notas de escolas em tempo integral do ensino médio são superiores às regulares
Ideb 2023: notas de escolas em tempo integral do ensino médio são superiores às regulares
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) é o principal indicador para saber a qualidade do ensino fundamental e médio no Brasil
Em 13/09/2024 12h08
, atualizado em 15/09/2024 01h18
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Os resultados do Ideb 2023 foram divulgados em agosto pelo Ministério da Educação (MEC). O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) é um indicador utilizado para compreender como está a qualidade dos níveis básicos da educação brasileira, o ensino fundamental e ensino médio.
O Brasil Escola obteve com exclusividade levantamento realizado pelo Instituto Sonho Grande em parceria com o Instituto Natura, o qual mostra que as escolas em tempo integral do ensino médio, em nível nacional, tiveram desempenho superior se comparado às instituições regulares (tempo parcial). A nota das escolas em tempo integral foi de 4,4, em média, enquanto as demais obtiveram uma média de 4,1.
O estudo também identificou que os estudantes matriculados em escolas em tempo integral tiveram notas de Matemática no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) superiores aos demais alunos. A média deste desempenho foi de, 271 pontos (para escolas integrais) e 265 (demais instituições). Ana Paula Pereira, diretora-executiva do Instituto Sonho Grande, explica que essa diferença corresponde a um ano letivo a mais aprendizado em Matemática.
Escolas integrais do ensino médio de Goiás e do Espírito Santo conquistaram a maior média do Ideb (5,0 pontos). Em seguida, estão os estados do Paraná, Tocantins e Rondônia com despenho de 4,7.
Esse modelo de ensino, de tempo integral, tem colaborado na redução de desigualdades educacionais, especialmente em estados com o Produto Interno Bruto (PIB) menor, como Pernambuco, Ceará e Piauí, destaca Maria Slemenson, Superintendente de Políticas Educacionais do Instituto Natura.
A seguir, especialistas comentam os benefícios das escolas em tempo integral e os desafios para a implementação deste modelo de ensino no país, além de explicarem sobre o Ideb e sua importância para as políticas públicas.
As escolas em tempo integral são as instituições que oferecem aulas e atividades curriculares em tempo considerado integral, ou seja, em mais de um turno do dia. O objetivo deste modelo de ensino é possibilitar uma formação composta por uma proposta pedagógica multidimensional, afirma o Instituto Sonho Grande, organização que trabalha em colaboração com a rede pública de ensino para expandir o ensino médio integral.
Lia Rolnik, diretora de Operações do Instituto Sonho Grande, explica abaixo os benefícios da escola em tempo integral aos estudantes:
Ampliação das escolas em tempo integral no Brasil
O processo de implementação e ampliação das escolas em tempo integral no Brasil é permeado de desafios e dificuldades. A necessidade de investimentos em infraestrutura e formação de educadoras e educadores se enquadra neste contexto, afirma Iara Viana, Gerente de Responsabilidade Social no Ensino Médio Integral do Instituto Natura.
Iara destaca que os resultados do Ideb 2023 reforçam a importância de recompor as aprendizagens para melhorar a qualidade da educação. Um dos obstáculos percebidos é a evasão e o abandono escolar, os quais, na opinião de Viana, comprometem a equidade no acesso à educação no país.
"É crucial desenvolver estratégias de busca ativa que garantam a atração e permanência dos jovens nas escolas. Isso pode ser alcançado através de iniciativas como a garantia de um currículo centrado no jovem, a garantia de componentes como Projeto de Vida, metodologias e premissas que garantam a formação multidimensional dos sujeitos em suas diferentes juventudes."
Iara Viana - Gerente de Responsabilidade Social no Ensino Médio Integral do Instituto Natura
O poder público deve atuar na mitigação dessa problemática social, salienta Iara. O trabalho deve ser feito principalmente em regiões mais vulneráveis para que os recursos sejam distribuídos de forma equitativa.
Outro ponto é o investimento na formação contínua das e dos professores, bem como desenvolver projetos que contam com atividades extracurriculares em fortaleçam o protagonismo juvenil e o apoio psicossocial.
O Ideb é considerado, para Lia Rolnik, uma ferramenta valiosa para avaliar e melhorar a educação pública no país. A partir deste indicador, é possível ter acesso a dados que representam todos os estados brasileiros, bem como realizar comparações ao longo do tempo e entre as redes de ensino, argumenta.
"Apesar de sua importância, o Ideb enfrenta desafios que precisam ser considerados para uma análise mais completa da realidade educacional. Ele requer uma interpretação que vá além dos números, integrando outros aspectos do contexto escolar e das diferentes realidades dos estudantes no Brasil."
Lia Rolnik, diretora de Operações do Instituto Sonho Grande
Na opinião da diretora, um dos pontos que podem ser melhorados no Ideb, refere-se à frequência de seu cálculo e divulgação, que ocorre atualmente a cada dois anos. Isso pode ser aprimorado para que o monitoramento da educação seja feito de forma mais ágil e conectado com à realidade e necessidade das escolas e estudantes, acredita Lia.
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O que é o Ideb e para que serve?
Criado em 2007, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) é uma métrica utilizada pelo governo federal para saber como está a qualidade dos níveis básicos da educação no Brasil, os quais se referem ao ensino fundamental e ensino médio.
Atualmente, para calcular a nota do Ideb, que varia de 0 a 10, utiliza-se os dados de aprovação escolar (por meio do Censo Escolar), como também as médias de desempenho no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
O índice é importante para orientar e contribuir no desenvolvimento de políticas públicas para melhorar a qualidade da educação, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Os resultados do Ideb 2023 foram divulgados no dia 16 de agosto pelo MEC e podem ser acessados nesta página.