Notificações
Você não tem notificações no momento.
Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Governo Federal lança segunda etapa do Pronatec

Com orçamento de R$ 14 bilhões, programa vai oferecer 12 milhões de vagas em cursos técnicos gratuitos.

Em 18/06/2014 12h05 , atualizado em 16/08/2016 15h03
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Em cerimônia realizada na manhã desta quarta-feira, 18 de junho, a presidenta Dilma Rousseff lançou a segunda etapa do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), que oferece cursos técnicos e profissionalizantes para jovens e adultos. O Pronatec 2.0 oferecerá 12 milhões de vagas em 220 cursos técnicos de nível médio e 646 cursos profissionalizantes.

A primeira etapa do programa registrou mais de 7,4 milhões de estudantes matriculados. A meta é atingir 8 milhões até o final de 2014, quando será encerrada a primeira etapa. O perfil dos beneficiados mostra que 73% são negros e 69% são jovens. 

A principal novidade do Pronatec 2.0 é a possibilidade de aproveitar o curso profissionalizante como créditos em cursos tecnológicos, que são considerados como ensino superior. A intenção é incentivar o estudante do Pronatec a continuar seus estudos e conseguir um diploma de nível superior.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Outra novidade é a inserção de instituições privadas como ofertantes de cursos. Até a primeira etapa, os cursos eram oferecidos apenas por instituições públicas federais, estaduais e municipais e instituições do Sistema S (Senai, Sesc, Senac, Sesi e Senat). Também foi anunciado o aumento do número de vagas das instituições já participantes.

Gratuidade

Os cursos do Pronatec continuam gratuitos nas instituições públicas e do Sistema S, mas nas instituições particulares eles poderão ser pagos. Por isso, o Governo Federal vai regulamentar o FIES Técnico, que concederá empréstimos a pessoas com ensino médio completo e financiamentos a empresários que queiram investir na capacitação de seus funcionários. 

O Pronatec 2.0 começa em 2015 e terá um orçamento de R$ 14 bilhões. Para mais informações sobre o programa, visite nossa página do Pronatec.

Adriano Lesme