Dia dos Pais: profissionais que trabalham na escola onde filhos estudam contam como é experiência
Dia dos Pais: profissionais que trabalham na escola onde filhos estudam contam como é experiência
Pais relatam ser ótima oportunidade para acompanhar como é dia a dia e aprendizado dos filhos
Em 11/08/2024 12h00
, atualizado em 11/08/2024 12h00
Ouça o texto abaixo!
PUBLICIDADE
No Dia dos Pais 2024, comemorado hoje, 11 de agosto, compartilhamos histórias de pais que trabalham na mesma escola onde os filhos estudam. Alguns dão aula para os filhos, outros coordenam filho na escola, tendo uma visão mais pedagógica.
Em ambas as situações, os pais revelam ser muito especial ter a oportunidade de estar perto dos seus filhos no dia a dia e ver o crescimento e o aprendizado deles.
O que todos os pais que têm filhos na mesma escola onde trabalham têm em comum? Muito profissionalismo e um olhar atento à educação dos filhos.
No Dia dos Pais, conheça abaixo histórias inspiradoras de que pais que trabalham na mesma escola onde filhos estudam.
Desafiador ser pai e dar aula para filha
Professor de Física há 30 anos, sendo 13 deles no Colégio Oficina do Estudante, Wander Azanha, de 54 anos, tem o prazer, a emoção e a felicidade de dar aula para a própria filha, Lívia. A jovem tem 17 anos e está no 2º ano do Ensino Médio.
Azanha conta que é professor da sua filha desde o ano passado. Segundo ele, é muito especial porque, pela primeira vez na sua carreira de docente, conseguiu dar aula para ela.
Uma curiosidade que o professor de física lembra é que, ao corrigir a primeira prova de sua filha, lembrou-se de quando ela fazia desenhos quando criança. Na ocasião, ele comparou com os cálculos da sua disciplina e percebeu o quanto a filha cresceu.
"É muito gratificante fazer parte da vida acadêmica dela, apesar de ser bastante desafiador separar o pai do professor e a filha da aluna"
Wander Azanha
Contribuição integral na educação dos filhos
Thiago Pavan, 44 anos, é coordenador pedagógico do Poliedro Colégio. Ele tem a alegria de acompanhar diariamente a educação dos fihos Pedro Pavan e Arthur Pavan, ambos com 10 anos e alunos do 5° ano na mesma escola.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Na opinião do profissional, a educação na escola e em casa, embora diferentes, se complementam. Ele exemplifica: "Na escola, as crianças aprendem a interagir em grupo, desenvolvem habilidades acadêmicas e lidam com a diversidade. Em casa, a educação é focada em valores e no suporte emocional", acredita.
Pavan opina que os dois ambientes são importantes no contexto educacional.
"Tanto a escola quanto a casa são importantes no contexto educacional: a escola desenvolve uma formação integral dos meninos, enquanto o lar ensina valores importantes que servirão como base emocional e social que eles carregarão para a vida"
Thiago Pavan
O coordenador pedagógico analisa que um dos principais desafios, sendo educador e trabalhando na mesma escola que seus filhos estudam, seja tentar, muitas vez, o lado profissional do lado pai.
"Trabalhando no mesmo colégio onde meus filhso estudam tenho acesso a informações, às pessoas e à equipe de coordenação do segmento em que eles estudam. Por isso, procuro sempre manter essas duas funções importantes bem separadas, para que não se misturem", enfatiza.
Sentimento especial
"Para mim, é um sentimento muito especial ser professor da minha filha Madu. Fico muito emocionado"
André Bourg
Essa é a sensação de André Bourg, professor de Biologia, também conhecido comoTiê. Conforme ele conta, este ano está dando aula para a sua filha pela 2ª vez, mas ainda assim é especial.
Bourg é professor desde 1998 e, há cinco anos, ministra aulas de Biologia no Oficina do Estudante. Já sua filha, Maria Eduarda Bourg, de 17 anos, está no segundo ano do ensino médio.