O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou hoje, 16 de setembro, os dados preliminares do Censo Escolar de 2022.
De acordo com os dados, houve uma queda de 5,3% do número de matrículas no ensino médio em 2022. A pesquisa traz os impactos da pandemia na educação básica brasileira.
A aplicação do senso foi estruturada para manter a comparabilidade com as edições anteriores. Os dados são do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2021 e do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2021.
Impactos
A pesquisa mostrou que 92% das escolas de educação básica adotaram estratégias de ensino remoto ou híbrido e 14,45% ajustaram a data de término do ano letivo.
Além disso, 72,3% das escolas recorreram à reorganização curricular para priorizar habilidades e conteúdos.
As duas últimas edições da pesquisa já haviam identificado um crescimento abrupto das taxas de aprovação da rede pública entre 2020 e 2021, quando comparadas com o período pré-pandemia.
Censo escolar 2022
O Inep aplicou o Saeb 2021 entre 8 de novembro e 10 de dezembro, em mais de 72 mil escolas públicas e privadas de todas as unidades da Federação. Aproximadamente 5,3 milhões de estudantes foram avaliados.
Ao todo, 96,9% das 254.728 turmas e 97,1% das 74.539 escolas previstas participaram. As públicas do 5º e 9º ano do ensino fundamental e de 3ª e 4ª série do ensino médio foram avaliadas em língua portuguesa e matemática.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Também foram aplicadas provas de língua portuguesa e matemática para o 2º ano do ensino fundamental em uma amostra de escolas públicas e particulares. Foram avaliadas, de forma amostral, as áreas de ciências humanas e ciências da natureza no 9º ano do ensino fundamental.
Números totais de matrículas
Todo o ensino básico totalizou 35.760.081 matrículas em 2022. O dado abrange o ensino como um todo, de creches ao ensino médio.
Outro dado revelado pelo censo é o aumento de 10,5% dos alunos matriculados em escolas de tempo integral.
Os dados finais da pesquisa serão divulgados em dezembro. Só então, será possível realizar o comparativo com os anos anteriores. Porém, os dados prévios já podem ser acessados no site do Inep.
É possível consultar, ainda, informações de desempenho a nível nacional, por estado e município. Recortes segundo a rede de ensino (federal, estadual e municipal), a localização (rural ou urbana) e a área (capital ou interior) também estão disponíveis.